Trufas Cruas de Cenoura e Coco

O ser humano é feito de hábitos… E muitas vezes custa-nos a dar a volta a hábitos de infância que nos foram transmitidos pelos nossos pais ou avós. Ou pela própria sociedade. Eu sempre tive o (mau) hábito de comer um docinho depois das refeições. Desde criança que o almoço e o jantar terminavam com chá e bolinhos ou bolachas. Muitas vezes eram bolos caseiros feitos pela minha avó mas mesmo assim não deixavam de estar carregados de açúcar (bem branquinho, que na altura nem sequer se conhecia outro). TODOS os dias, a TODAS as refeições! Claro que o organismo se habituou e quando comecei a ganhar consciência da alimentação e a comer melhor, foi uma coisa que me custou a retirar.

A boa notícia é que tudo é possível, basta força de vontade. De início custa, parece que estamos sempre insatisfeitos. Mas depois acabamos por já nem pensar mais nisso. Lá está, o organismo habitua-se. Neste momento apenas como quando tenho fome e alimentos que sei que me vão fazer bem. Se estivermos atentos, vemos uma reação imediata no nosso corpo quando agimos desta forma. Sentimo-nos bem depois das refeições, leves e com energia.

Para os momentos em que está mesmo a apetecer uma coisa doce, o truque é escolher algo igualmente saboroso mas que seja saudável. Como é o caso destas trufas. Sou adepta de trufas e bolinhas energéticas. São super rápidas de fazer e muito saciantes. E têm aquele doce que nos faz elevar a boa-disposição. Claro que também devem ser consumidas com moderação (como tudo) pois normalmente têm um elevado valor calórico. Mas são a melhor opção para ter sempre no congelador e tirar quando a gula aperta.

Estas trufas cruas são frescas, ideais para o Verão. E ficaram bem bonitas… Experimentem!

Trufas de Cenoura e Coco (cerca de 10 unidades)

– 2 cenouras médias
– 1/2 cháv. de amêndoa moida
– 1 cháv. de coco ralado (1/2+1/2 para decorar)
– 2 colh. de sopa de geleia de arroz
– 1 colh. de sopa de óleo de coco derretido
– 1/2 colh. de café de gengibre em pó
– 1 colh. de chá de canela em pó

1. Num processador de alimentos triturar as cenouras.
2. Juntar os restantes ingredientes (apenas 1/2 cháv. de coco ralado) e voltar a triturar, até obter uma massa homogénea.
3. Com as mãos húmidas fazer pequenas bolinhas, envolver no restante coco ralado e colocar num tabuleiro.
4. Levar ao frigorífico durante algumas horas, ou ao congelador (retirando cerca de 10 minutos antes de servir).

  • Susana Silva

    Mas que ideia deliciosas. Parece me muito bem. Vou experimentar e depois conto como foi a reação cá de casa. Beijinhos

    • Maria

      Olá Susana! Sim experimenta e depois diz se gostaram. Beijinho!