Strogonoff de Seitan

Mais um prato vegetariano muito saboroso… Gosto muito de seitan, adoro a sua versatilidade e a forma como muda de sabor dependendo dos temperos com que for cozinhado.
Para além desta jardineira, o strogonoff é outro prato de seitan que faço regularmente. Fica mesmo bom, não desilude nada face à versão original com carne. Os meus miúdos nem notam a diferença…

É uma boa opção para aderirem ao Movimento 2as Sem Carne. Que tal experimentarem já amanhã? 🙂

Processed with VSCOcam

Processed with VSCOcam

Strogonoff de Seitan (4 pessoas)

-250g de seitan (usei de espelta)
-150g de cogumelos frescos
-200ml de natas (usei de aveia)
-2 colh. de sopa de vinho branco
-1 colh. de sopa de molho de soja
-2 colh. de chá de mostarda
-3 dentes de alho
-1 cebola
-2 folhas de louro
-sal marinho e azeite qb
-salsa para decorar

Cortar o seitan em tiras e deixar a marinar com o vinho branco, o molho de soja, a mostarda, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro, um fio de azeite e uma pitada de sal (cerca de 1 hora).

Numa frigideira antiaderente alourar a cebola e o 3º dente de alho, bem picadinhos, e juntar a outra folha de louro. Quando a cebola começar a ficar ligeiramente corada juntar o seitan e deixar cozinhar alguns minutos de ambos os lados. Retirar o seitan e reservar.

Juntar na frigideira os cogumelos laminados e deixar cozinhar alguns minutos. Adicionar o molho da marinada, mexer e deixar mais uns minutos. Juntar o seitan e as natas, envolvendo bem. Deixar o molho engrossar um pouco e retificar os temperos.Decorar com salsa fresca.