Sopa de Miso

Depois dos excessos natalícios nada melhor do que uma sopa de miso para desintoxicar o organismo. O miso é uma pasta fermentada produzida com feijão de soja, sal e cereais, típica da culinária japonesa. É talvez o mais rico de todos os alimentos derivados da soja. Devido à sua elevada concentração em enzimas, o miso ajuda a criar um sistema digestivo saudável. Para além da sopa, o miso pode também ser utilizado em temperos e molhos, mas confesso que ainda não o usei para esses fins.

Sopa de Miso

Há vários tipos de miso mas os mais comuns são o miso de cevada e o de arroz. Nesta receita usei miso de arroz (comprei no Celeiro). Normalmente compro o miso em frasco, depois de abrir conserva-se no frigorífico por bastante tempo.

Sopa de Miso (2 pessoas)

-2 colheres (chá) de miso
-2 taças de sopa de água (a quantidade de sopa que se quiser comer)
-1 cenoura ralada
-alguns cogumelos frescos laminados
-alho francês cortado em pedacinhos
-ervilhas congeladas
-massinha pequena ou noodles

  1. Numa panela juntar a água, a cenoura ralada, os cogumelos, o alho francês, as ervilhas e uma pitadinha de sal (muito pouco porque o miso já tem sal).
  2. Depois de levantar fervura, baixar um pouco o lume e deixar cozer por 5 min.
  3. Juntar a massinha e deixar cozer mais alguns minutos. Juntar o miso previamente dissolvido em algum caldo e misturar até dissolver bem.
  4. Desligar o lume e mexer mais um pouco (não convém o miso ferver para não perder as suas propriedades).

Vale mesmo a pena experimentar esta sopinha, é leve, reconfortante e rápida de fazer.

Depois dizem-me o que acharam?