Salada de Couve Kale Massajada

Vou confessar uma coisa, sempre gostei de mexer nos alimentos com as mãos enquanto estou a cozinhar. Sinto que ao tocar diretamente nos alimentos lhes passo a minha energia e os torno, de certa forma, num bocadinho de mim. E acredito que esta energia é sentida por quem depois come o que preparei. Acho que a comida até vai “cair” melhor… 🙂

Ora quando aprendi esta técnica culinária no meu curso não podia ter ficado mais contente. Massajar os alimentos, que vos parece? Passei a aplicá-la muitas vezes com as couves, para fazer saladas como esta que vos trago hoje. Para além do benefício ligeiramente esotérico que referi em cima (que podem acreditar ou não), massajar uma couve tem também a vantagem de torná–la mais macia, menos fibrosa e mais facilmente digerível. E, a meu ver, bem mais saborosa… Sem cozinhar, a couve murcha, fica com uma textura mais suave mas com um sabor mais vivo. As minhas couves preferidas para aplicar esta “massagem” são a kale e a roxa.

Sabiam que a couve kale é um alimento maravilhoso? Rica em ferro (mais do que a carne), em cálcio (mais do que o leite) e em vitaminas A, C e K, a couve kale é um alimento com uma elevada densidade nutricional e que ajuda a fortalecer os ossos, estimular o sistema imunitário e equilibrar o sistema nervoso.Para além disso, tem ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante. O seu sabor não é tão acentuado como o da maioria das couves, pelo que é uma boa opção para quem não é muito adepto destes legumes. Pode ser consumida em saladas mas também em sumos, sob a forma de chips (mais uma perdição recente minha que vos tenho de contar num outro post!), salteada ou usada na sopa.

Hoje em dia já podem encontrar facilmente couve kale nos mercados biológicos, no Celeiro e até em muitos supermercados.

Podem fazer esta salada de kale massajada juntando os legumes que mais gostarem, fica sempre muito boa. Uma opção bem agradável e fresquinha para estes dias quentes…

Salada de Couve Kale Massajada (4 pessoas)

– 1 molho couve kale
– Sumo de 1 limão
– 1 colh. de sopa de azeite
– 1 colher de café de sal marinho
– Cenoura ralada e tomatinhos cherry para acompanhar (podem ser outros legumes a gosto)
– Sementes de girassol para polvilhar

1. Lavar a couve, retirar o talo central e, com as mãos, separar em pequenos pedaços.

2. Colocar a couve numa taça grande e temperar com sal e umas gotas de sumo de limão. Massajar a couve com as mãos entre 3 a 5 minutos, até que fique mais mole, com uma cor verde mais escura e diminua consideravelmente de volume.

3. Juntar os restantes legumes e temperar com azeite e o restante sumo de limão.
4. Polvilhar com as sementes e servir.

NOTA: A couve kale massajada aguenta-se perfeitamente bem no frigorífico durante 3 dias.