Rolinhos de Beringela com Pesto de Manjericão e Tomate Seco

Este Verão fui finalmente visitar a Quinta do Arneiro. Claro que fiquei maravilhada e com vontade de largar tudo e dedicar-me a um projeto assim. Adoro a calma do campo, o cheirinho bom da natureza, o som do “quase” silêncio. A quinta é enorme, muito bem organizada, gostei imenso de conhecer cada cantinho, cada estufa, cada horta. O campo de morangos é gigante! Só me passavam pela cabeça ideias de receitas com morangos. E que morangos… Eles bem dizem que são os melhores do mundo e acho que é verdade. Claro que a visita terminou com um almoço no restaurante (que recomendo vivamente, tirei imensas ideias 🙂 ) e com uma passagem pela mercearia, de onde vim com um enorme carregamento de fruta e legumes biológicos (morangos incluídos, claro!). Vale mesmo a pena fazer uma visita a esta quinta biológica, é um passeio bem agradável para uma tarde em família.

Entrada: Pão, pastas e azeite

Sopa de coco, gengibre e cenoura

Arroz com beterraba, abóbora hokkaido, beringela grelhada e beldroegas

Crumble de pera com gelado de morango

Com os tomates que trouxe da quinta lembrei-me de fazer tomate seco, que gosto muito de juntar aos meus pratos e saladas. Mas desta vez usei-o para fazer uma entrada que ficou muito agradável: uns rolinhos de beringela (ADORO!!!) com pesto de manjericão e tomate seco (inspiração de uma receita da Mãe Guru). É uma ótima opção para servir num jantar de amigos ou quando nos apetece uma coisa simples. Mesmo bom…

Rolinhos de Beringela com Pesto de Manjericão e Tomate Seco (cerca de 15 unidades)

– 1 beringela pequena
– 1/4 cháv. de tomate seco
– duas mãos de folhas de manjericão
– 1/2 cháv. de sementes de abóbora
– 1 pitada de sal grosso
– Azeite e cominhos em pó qb

1. Cortar a beringela às fatias bem finas (usei uma mandolina) e dispô-las num tabuleiro de forno coberto com papel vegetal (sem as sobrepor).
2. Pincelar as fatias de beringela com o azeite e polvilhar com os cominhos em pó. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 8 minutos.
3. Entretanto preparar o pesto, triturando o manjericão, as sementes de abóbora, o sal e um pouco de azeite (deixar a consistência a gosto).
4. Retirar a beringela do forno, deixar arrefecer ligeiramente e fazer os rolinhos: barrar uma das pontas da beringela com o pesto, colocar o tomate seco no meio e enrolar.