Leite Condensado Vegan

Estava em pulgas para partilhar este segredo convosco… 🙂

Devem ser poucas as pessoas que não gostam de leite condensado ou de sobremesas que contenham este ingrediente. Pois podem acreditar ou não, mas consegui inventar uma alternativa vegan, “mais ou menos” saudável para o leite condensado. Posso dizer-vos que os olhos dos meus filhos brilharam quando provaram este fantástico creme. É mesmo bom! Pode ser comido assim, simplesmente, à colher, mas também pode ser usado em bolos, recheio de tartes ou mesmo para fazer gelados.

Claro que lá porque é vegan e tem baixo teor de açúcares não é para ser comido a toda a hora (o leite de soja em pó não é propriamente o melhor alimento do mundo). Mas com moderação, tudo é permitido. E é uma boa opção para quem não consome produtos de origem animal ou é intolerante ao leite de vaca.

A preparação não tem grande ciência, basta ter um bom processador de alimentos e 5 minutos de tempo. E a magia acontece… 🙂

Ainda com dúvidas? Então têm mesmo de experimentar! Depois dizem-me o que acharam?

Continue reading

Gelados de Banana e Framboesa

Não sou pessoa de comer gelados todo o ano… Sou friorenta e no Inverno sabem-me bem coisas quentes. Mas o sol e o bom tempo fazem-me voltar a ter vontade de comer um gelado fresquinho.

Considero que os gelados comprados, sobretudo os industriais, são uma opção apenas para muito de vez em quando. Para além do seu elevado teor de açúcar têm, na sua maioria, aditivos artificiais pouco benéficos à saúde, como corantes e espessantes (alguns deles cancerígenos).

Os gelados saudáveis são muito fáceis de fazer. Uma das opções é esta que já aqui deixei, mas os miúdos também gostam muito de gelados de “pauzinho” pelo que, quando vi estas formas super práticas, não pude deixar de as comprar. Estes gelados de banana e framboesa foram a estreia destas formas e correram bastante bem. Ficaram saborosos e muito agradáveis. Aprovados pelos filhotes e pela mãe!  🙂

Continue reading

“Cheesecake” de Manga

É uma das minhas frutas preferidas, a manga. Quando era pequena não gostava, dizia que sabia a sabonete. 🙂 Só mais tarde percebi que isso acontecia porque provavelmente comia sempre mangas que ainda não estavam maduras. E uma manga bem madurinha, é aquela maravilha… Como os meus filhotes também adoram, decidi inventar uma sobremesa crua que usasse manga e eis o resultado. Um fantástico “cheesecake” de manga, sem açúcar e rico em proteína, devido ao uso do tofu. Confesso-vos que não estava esperançada com o resultado, porque não sei bem escolher mangas e a que comprei ainda não estava no ponto, mas posso dizer-vos que os miúdos ADORARAM! Ou seja, é decididamente uma sobremesa a repetir, para a próxima com uma manga um pouco mais docinha. Nestes dias mais quentes, sabe mesmo bem uma sobremesa assim, crua, fresquinha, cheia de sabor…

E já agora deixo-vos, como curiosidade, alguns dos benefícios da manga para a nossa saúde:

– Fonte de antioxidantes
– Alcalina
– Rica em fibra
– Rica em vitaminas (A, C, E e B6)
– Rica em ferro e potássio

Por tudo isto a manga é anticancerígena, melhora a digestão, impulsiona o sistema imunológico, promove a diminuição do colesterol mau, melhora a saúde da pele, melhora o humor e ajuda a controlar o stress. Muito bom, certo?

Continue reading

Salame Paleo

Os meus filhos adoram salame… Bom, quem não gosta, certo?! 🙂 E nesta semana, que é das crianças, quis dar-lhes esse miminho.

A receita de salame que eu costumava fazer levava bolachas e eu não tinha em casa nenhumas que o M. pudesse comer (ele é intolerante ao trigo). Então pus-me a pesquisar até que bati os olhos nesta receita. “Ora nem mais, é isto mesmo!”, pensei.

O que vos posso dizer… Ficou ÓTIMO!!! Eles deliraram e estão sempre a pedir mais. Quem diz que as crianças são esquisitas??? Sem glúten, sem açúcar e sem processados, esta é uma sobremesa muito simples de fazer e que fica super saborosa.

Que tal fazerem para as vossas crianças? Depois dizem-me se foi aprovado?

Continue reading

Tarte de Maçã para o dia da Mãe

Hoje é dia da Mãe… Que para mim (e acho que para todas as mães) é todos os dias! Mas como hoje é comemorado oficialmente, aqui deixo um grande beijinho à minha mãe e a todas as mães do mundo. ❤️

Ser mãe foi a melhor coisa que me aconteceu. Mas nem sempre tive esta noção tão clara, passei momentos conturbados em que cheguei a duvidar se teria capacidade para o ser. Foi preciso uma tomada de consciência para eu perceber que as dificuldades que estava a sentir tinham uma razão: fazer-me descobrir quem sou e evoluir. Ser mãe permitiu-me iniciar o meu caminho de desenvolvimento pessoal, abriu-me os olhos para mudar o que não estava bem em mim, permitiu-me descobrir a minha missão neste mundo. E por isso só tenho a agradecer aos meus filhos que, ao me desafiarem diariamente, com a suas personalidades tão diferentes, conseguem mostrar-me sempre por onde devo seguir.

Deixando agora os desabafos de lado… 🙂  Hoje trago-vos uma maravilhosa tarte de maçã, que pode ser comida por toda a família, bebés, miúdos e graúdos. É muito simples, rápida de fazer e
tão saborosa. E já nem preciso de dizer que não tem leite, açúcar ou farinhas refinadas, certo? Uma alternativa muito saudável aos bolos comprados e processados. Cá em casa somos todos
fãs, o que se prova pela velocidade com que a tarte desaparece. 🙂 Eu adoro comê-la ao lanche, morna, com iogurte e fruta fresca. Consegui abrir-vos o apetite? Então experimentem! Ainda vão a tempo de fazer para o lanche!

Feliz Dia da Mãe!!!

Continue reading

Bombons de Caramelo… e uma Páscoa Feliz!

A Páscoa pede chocolates, já se sabe… E por isso hoje temos uma receita bem docinha! 🙂

Quem conhece o chocolate Snickers de caramelo e amendoim? Eu adorava em miúda! Como encontrei uma receita saudável desta maravilha corri a experimentar. E surpresa? Adorei ainda mais!!!

Estes bombons não têm leite, nem açúcar adicionado, nem ingredientes artificiais. O exterior é de chocolate negro e o interior tem duas camadas: uma crocante, de tâmaras e amêndoa, que liga na perfeição com o caramelo de manteiga de amêndoa, aromatizado com baunilha e ligeiramente salgado (sim, as pedrinhas de sal são o segredo da originalidade destes bombons!). O resultado é uma combinação maravilhosa de sabores e sensações. E o melhor de tudo? Podem ser comidos sem culpa (com alguma moderação, claro!).

Vou de certeza repetir esta receita, até porque os meus miúdos ficaram fãs! 🙂

Uma Páscoa muito feliz!

Continue reading

Arroz Doce Vegan – Christmas Veggie Challenge

O Arroz Doce é uma das minhas sobremesas preferidas de Natal e por isso esta foi a minha escolha vegan para participar no desafio Christmas Veggie Challenge, de que falei aqui. O meu objetivo foi conseguir uma versão de Arroz Doce sem qualquer produto de origem animal e mais saudável que o tradicional. Assim, substituí o arroz branco por arroz integral (mais fibra e nutrientes), usei geleia de arroz para adoçar (nada de açúcares refinados) e para conseguir aquela corzinha amarela optei por usar açafrão. E como a tradição já não é o que era, nada como inovar mais um bocadinho e substituir a canela por baunilha. O resultado? Aprovadíssimo! Saiu um Arroz Doce cremoso e muito aromático. Vou até confidenciar uma coisa, foi uma sobremesa de Natal feita por mim e para mim, uma espécie de prenda pessoal que foi saboreada bem devagarinho, apreciando cada colherada…

O engraçado do Arroz Doce na sua versão saudável é que tanto pode ser comido à sobremesa como pode ser um magnífico pequeno-almoço. Sim, é verdade! Se sobrar algum basta acrescentar um bocadinho mais de leite, mexer e aquecer, e colocar alguns toppings como sementes, fruta fresca ou manteiga de amêndoa. Posso dizer-vos que fica divinal, é uma espécie de papa de arroz (uma boa alternativa às papas de aveia). Não acreditam? Nada como experimentar…

Continue reading

Bombons Crocantes de Manteiga de Amendoim

E estamos mesmo quase no Natal… Para mim esta época do ano vale pela partilha de afetos. É isso que tento transmitir aos meus filhos, embora tenha toda uma corrente consumista a lutar contra mim. Mas acredito sinceramente que os valores fiquem lá e que eles sintam que o mais importante da vida são as pessoas com quem nos cruzamos, os sorrisos que oferecemos, os abraços que trocamos…

E visto que um bombom, ainda por cima saudável, pode ser considerado um afeto, que tal partilhá-lo com quem nos é mais querido? Nem imaginam como estes bombons são fáceis de fazer… E são tão bons! Crocantes e suaves ao mesmo tempo, derretem-se na boca e invadem-nos de bons sentimentos.

Querem melhor ideia para prenda de Natal? Eu já fiz os meus para oferecer. Sejam criativos, reciclem frascos ou caixas que tenham perdidas por casa, enfeitem-nas ao vosso gosto e encham-nas com estes bombons especiais, feitos por vocês. Garanto que vão surpreender e deixar as pessoas felizes. 🙂

Continue reading

Tarte Crua de Banana e Frutos Silvestres

Já estamos no Outono, eu sei… Mas felizmente o tempo ainda anda simpático e eu decidi comemorar este sol fantástico que nos alegra os dias deixando aqui uma sobremesa com sabor a Verão. Porque o Verão pode ser todos os dias, basta querermos… 🙂

Ando cada vez mais adepta de sobremesas crudívoras. São simples de fazer, como eu gosto, porque não precisamos de usar o forno ou o fogão. E são deliciosas! O sabor dos alimentos parece mais forte, mais vivo… Para além disso ajudamos o nosso sistema digestivo que tem menos trabalho a processar os alimentos crus, uma vez que estes têm mais enzimas essenciais à digestão (estas enzimas perdem-se no processo de cozedura e o corpo tem de se adaptar aumentando a quantidade de enzimas presentes na saliva).

Esta tarte leva banana para adoçar, não tem farinhas e usa o fantástico óleo de coco para solidificar tanto a base como a cobertura. Só bons alimentos, portanto!

Experimentem, vão adorar de certeza!

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO

Continue reading

Gelados Fresquinhos e Saudáveis para o Verão

Não há dúvida nenhuma, com este calor um gelado sabe mesmo bem! Faço muitas vezes em casa gelados cremosos, à base de fruta (como este) mas desta vez os meus filhos pediram-me gelados fresquinhos (na verdade eles queriam Calipos 🙂 ). Rapidamente inventei uns gelados que (palavras deles!) ficaram fantásticos. Em vez de os encher de açúcar e corantes artificiais, dei-lhes sumo de fruta em versão gelado e eles ficaram super contentes. E o melhor, não deu trabalho nenhum a fazer. Tinha sumo natural de maçã no frigorífico, foi só encher as formas próprias para gelados, esperar algumas horas e já está! Tudo o que as crianças gostam pode ser adaptado a uma versão mais saudável, é só preciso um bocadinho de imaginação.

Claro que depois comecei a magicar e criei outros gelados para mim que também ficaram ótimos. Com chá vermelho de baunilha e alguns morangos, fiz mais uns “Ice Pops” super bonitos e saborosos. A repetir muitas vezes, sem dúvida!

Processed with VSCO

Gelados de Maçã (6 gelados)

– 5/6 Maçãs
– Água filtrada a gosto (se necessário)

1. Fazer o sumo de maçã na Slow Juicer ou usando uma centrifugadora. Juntar alguma água se gostarem do sumo mais líquido. Se optarem por um sumo comprado saltem este passo (neste caso escolham sumos 100% à base apenas de fruta e não de concentrado).
2. Colocar o sumo nos copinhos e levar ao congelador a solidificar umas 5-6 horas.
3. Na hora de tirar, passar as formas por água morna até o gelado descolar.

 

20160724_153956

Gelados de Chá Vermelho com Baunilha e Morango (6 gelados)

– 1 pacote de chá vermelho aromatizado com baunilha
– 12 morangos pequenos

1. Fazer o chá e deixar arrefecer (podem adoçar o chá ao vosso gosto com geleia de arroz ou agáve).
2. Lavar e cortar os morangos em pedacinhos pequenos.
3. Deitar o chá nos copinhos e levar ao congelador. Quando virem que os gelados estão a começar a solidificar deitar cerca de 2 morangos em cada copinho e deixar mais umas horas.
4. Na hora de tirar, passar as formas por água morna até o gelado descolar.

NOTA:  Estas formas de gelados encontram-se em qualquer hipermercado mas se não tiverem também podem fazer noutras formas compridas e quando os gelados começarem a solidificar espetam um pauzinho.