Rolinhos de Beringela com Pesto de Manjericão e Tomate Seco

Este Verão fui finalmente visitar a Quinta do Arneiro. Claro que fiquei maravilhada e com vontade de largar tudo e dedicar-me a um projeto assim. Adoro a calma do campo, o cheirinho bom da natureza, o som do “quase” silêncio. A quinta é enorme, muito bem organizada, gostei imenso de conhecer cada cantinho, cada estufa, cada horta. O campo de morangos é gigante! Só me passavam pela cabeça ideias de receitas com morangos. E que morangos… Eles bem dizem que são os melhores do mundo e acho que é verdade. Claro que a visita terminou com um almoço no restaurante (que recomendo vivamente, tirei imensas ideias 🙂 ) e com uma passagem pela mercearia, de onde vim com um enorme carregamento de fruta e legumes biológicos (morangos incluídos, claro!). Vale mesmo a pena fazer uma visita a esta quinta biológica, é um passeio bem agradável para uma tarde em família.

Entrada: Pão, pastas e azeite

Sopa de coco, gengibre e cenoura

Arroz com beterraba, abóbora hokkaido, beringela grelhada e beldroegas

Crumble de pera com gelado de morango

Com os tomates que trouxe da quinta lembrei-me de fazer tomate seco, que gosto muito de juntar aos meus pratos e saladas. Mas desta vez usei-o para fazer uma entrada que ficou muito agradável: uns rolinhos de beringela (ADORO!!!) com pesto de manjericão e tomate seco (inspiração de uma receita da Mãe Guru). É uma ótima opção para servir num jantar de amigos ou quando nos apetece uma coisa simples. Mesmo bom…

Continue reading

Nutella Saudável

Há muito que a minha filha me pedia creme de chocolate para barrar no pão. Não costumo comprar estes cremes de chocolate, prefiro outras opções que considero mais saudáveis, mas ela via frequentemente os amiguinhos na escola a comer, o que lhe aguçou a curiosidade… e o apetite. 🙂

Por isso finalmente decidi fazer-lhe a vontade… Não há-de ser difícil replicar a receita para uma versão saudável, pensei. Apesar da Nutella se apelidar de creme de chocolate e avelãs, estes ingredientes são apenas cerca de 20% da sua composição. Os restantes 80% vão para a gordura de palma, o leite em pó e, claro, para o açúcar (mais de 50%!!!). Ou seja, considero que seja uma opção a evitar.

final

Mas não vale a pena ficarem tristes pois agora vem a boa notícia. É POSSÍVEL FAZER NUTELLA EM CASA E FICA MARAVILHOSA!!!! Não leva açúcar refinado, apenas tâmaras para adoçar e metade da sua composição são avelãs. Ou seja, é um verdadeiro alimento, nutritivo, saboroso e (cereja no topo do bolo) rápido de fazer. O que se pode pedir mais?

Realço que esta maravilha não serve só para barrar o pão, pode também ser usada para cobertura de bolos ou melhor ainda… para comer à colher!

A miúda adorou e a mãe ficou ainda mais contente com o sucesso da experiência.

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Continue reading

Hummus de Grão

Ando viciada neste hummus de grão! É simplesmente DELICIOSO… Sem glúten e rico em proteínas, ferro e fibras, esta é uma opção muito saudável para barrar, para acompanhar uma salada ou para “molhar” palitos de vegetais (adoro com cenoura, beterraba ou aipo). Confesso, eu até como à colherada! 🙂

O hummus é um prato típico da cozinha do Médio Oriente e tradicionalmente é feito com grão de bico, pasta de sésamo e temperos. Mas há imensas variantes, podem juntar abacate, beterraba, tomate seco, ou qualquer outro ingrediente que mais gostarem.

Querem experimentar? Depois digam-me se não é maravilhoso!

Processed with VSCO

Continue reading

Paté de Alho e Coentros

Muitas vezes me perguntam: “Então se não comes fiambre, nem queijo, nem manteiga, o que pões no pão?”. Como se estas fossem as únicas opções… 🙂

Há mil e uma ideias saudáveis e super saborosas para barrar no pão, tostas e bolachinhas. Basta um bocadinho de imaginação…

Este paté é uma dessas ideias, é MARAVILHOSO em termos de sabor e faz maravilhas à saúde. Por um lado beneficiamos do poder curativo do alho, de que já falei aqui. Por outro usufruímos das propriedades dos coentros, essa erva aromática tão típica da cozinha portuguesa. Está provado que os coentros ajudam a eliminar metais pesados do nosso organismo, contribuindo para uma desintoxicação natural. Todos os dias somos expostos a inúmeras fontes de metais pesados, nocivos à saúde, entre as quais saliento:

– Água potável
– Pesticidas que penetram nos alimentos
– Alguns peixes (cação, peixe espada preto e espadarte, por exemplo)
– Certos medicamentos
– Poluição

E se os coentros nos podem ajudar, porque não aproveitar?

Outras opções muito saudáveis para barrar:

Paté de Tofu e Cenoura
Paté de Tofu e Manjericão
Manteiga de Azeite e Ervas Aromáticas
Marmelada de Abóbora
– Manteiga de Amendoim (sem sal, açúcar ou gorduras adicionadas)
– Manteiga de Sésamo (Tahin)

Este paté é ótimo não só para barrar mas também para acompanhar massas, como recheio de batatas no forno ou como dip para palitos de vegetais. Muito versátil!

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Continue reading

Manteiga de Azeite e Ervas Aromáticas

Esta é mais uma ideia para reduzir os produtos alimentares industriais, optando pelos caseiros. Adoro consumir coisas que faço, pois sei exatamente o que contêm.

E esta “manteiga” fica super saborosa, é bem saudável e não podia ser mais fácil de fazer.

Nós portugueses temos muito o hábito (ou tradição) de comer pão com manteiga, ao contrário, por exemplo, dos espanhóis que comem muito o pão torrado com tomate e azeite, normalmente aromatizado. Fica ótimo e é uma opção bastante inteligente pois a manteiga é basicamente constituída por gordura saturada (a gordura má) ao contrário do azeite, que é maioritariamente formado por ácidos gordos monoinsaturados (principalmente ácido oleico). As margarinas de origem vegetal são uma opção intermédia, uma vez que a sua composição em termos de gordura é dominada por ácidos gordos polinsaturados, mas por outro lado têm normalmente aditivos alimentares na sua composição. O azeite é uma gordura obtida única e exclusivamente por processos mecânicos, sem qualquer tipo de aditivos. Para além disso é rico em polifenóis que contribuem para a proteção dos lípidos no sangue contra as oxidações indesejadas.

Se quiserem saber mais sobre as gorduras podem ver uma explicação mais detalhada neste post.

Caso queiram experimentar esta “manteiga”, aconselho a usarem um azeite de boa qualidade, com baixa percentagem de acidez (igual ou inferior a 5%), caso contrário este pode ter maior dificuldade em solidificar.

Processed with VSCOcam                                                                                                   O início: Azeite com Ervas 

Processed with VSCO                                                                                      Após uma semana no frigorífico

Processed with VSCO                                                                                                    A “manteiga” está sólida

Continue reading

Marmelada de Abóbora

Este ano passou a correr… Já estamos em dezembro, com o Natal à porta. Não sou propriamente fã da época natalícia, fico de alguma forma nostálgica. Mas o brilho nos olhos das crianças quando se fala em Natal compensa tudo. Tento passar aos meus filhos os valores que acho que deveriam traduzir o Natal: amor, família, união, solidariedade (e não apenas prendas!). Atualmente há toda uma corrente de consumismo que nos puxa no sentido oposto. Mas para mim só assim o Natal faz sentido…

Por esta altura, todos os anos, o meu pai dedica-se à produção de marmelada e geleia de marmelo. E eu decidi seguir-lhe o exemplo mas com uma versão mais saudável.  🙂  Nunca me tinha aventurado na produção caseira de doces para barrar ou compotas, mas posso dizer que a experiência foi muito bem sucedida. Ficou exatamente como eu queria, uma marmelada pouco doce, amaciada pela abóbora e com um ligeiro toque de canela. Com alguma surpresa minha, os meus filhos ficaram fãs, estão sempre a pedir-me mais marmelada e até comem à fatia. Desafio superado, portanto!

Processed with VSCOcam

Processed with VSCOcam

Continue reading

Creme Aveludado de Nabiças e Cebolinho

A princesa da casa anda numa fase em que comer sopa é um castigo… Se fosse só a sopa menos mal, mas não come nenhum legume, nem cru nem cozinhado. E eu sei que estes alimentos são importantes para ela. Para que a refeição seja um momento agradável para todos, sem discussões, vou tentando calmamente que ela coma, no meio de mil histórias engraçadas e distrações (quem nos vir à mesa no momento da sopa deve pensar que somos uma família de doidos, palmas, assobios, cantorias, vale tudo). Se a sopa for realmente saborosa, a coisa é bem mais fácil, já vi que a minha pequena tem um paladar muito “gourmet”… 🙂 Por essa razão tenho-me esforçado por melhorar as minhas sopinhas e acho que tenho tido êxito. Este creme de nabiças e cebolinho é um exemplo disso. É uma sopa super saborosa, saudável e que a J. come sem reclamar.

Sabiam que o cebolinho é um alimento fantástico? Possui enzimas antioxidantes que contribuem para aumentar a defesa imunológica do organismo e diminuir o risco de desenvolvermos doenças e infecções. A  erva do cebolinho é ainda fonte natural de flavonóides, carotenóides e clorofilas. Para usufruirmos destes benefícios do cebolinho este deve ser consumido cru, em saladas, em pratos ou sopas (sempre colocado no fim para não cozinhar). Como tenho cebolinho no meu quintal, quando preciso é só ir lá fora e cortar um pouquinho.

CremeNabiças

Continue reading

Paté de Tofu e Manjericão

Experimentei o manjericão no paté de tofu e ficou magnífico… Como o manjericão tem um sabor forte e o tofu quase não tem sabor, a conjugação de ambos é perfeita. Serviu para barrar as minhas tostas ao jantar e para juntar em saladas como sustituto do tradicional molho de iogurte. Faz lembrar aqueles queijos com ervas que se compram, mas numa versão bem mais saudável. A repetir sem dúvida nenhuma!

PateManjericao

Continue reading

E que tal um Paté de Tofu?

Usar o tofu para fazer paté foi uma maravilhosa descoberta. Muito saudável, rico em proteína e pobre em gordura, este paté é muito versátil pois tanto serve para barrar no pão ou tostas como para servir de molho, num prato de massa, por exemplo. E podemos adicionar ingredientes diferentes e ir variando os sabores. Desta vez fiz com cenoura ralada mas as variações são imensas. Com ervas aromáticas, com courgette ralada, com uma pitada de caril, com mostarda, podemos misturar os mais diversos temperos. Experimentem com os ingredientes que mais gostarem.

Processed with VSCOcam

Continue reading

Sopa de Miso

Depois dos excessos natalícios nada melhor do que uma sopa de miso para desintoxicar o organismo. O miso é uma pasta fermentada produzida com feijão de soja, sal e cereais, típica da culinária japonesa. É talvez o mais rico de todos os alimentos derivados da soja. Devido à sua elevada concentração em enzimas, o miso ajuda a criar um sistema digestivo saudável. Para além da sopa, o miso pode também ser utilizado em temperos e molhos, mas confesso que ainda não o usei para esses fins.

Sopa de Miso

Continue reading