O Meu Regresso… e um Caldo de Vegetais Doces

Estou de regresso de uma viagem à Índia onde estive num retiro de Mindfulness no Feminino. Como posso resumir a experiência? Maravilhosa, transformadora, inesquecível… Visitei lugares mágicos, com uma energia muito especial que só um país como a Índia consegue transmitir. Conheci pessoas lindas, fiz amizades que eu espero ficarem para o resto da vida. Foi uma viagem essencialmente interior, em que saí da minha zona de conforto, em que descobri coisas sobre mim que não conhecia, em que vi mais claramente o que quero para o meu futuro e para a minha vida.

O retiro tinha como base a prática de Meditação mas também houve aulas de Yoga ao amanhecer, passeios a templos e locais sagrados, visitas a escolas e projetos inspiradores e até uma aula de culinária indiana (que eu adorei, claro!). Deixo-vos aqui uma cheirinho do que foram estes dias muito especiais…

Em passeio pelo Mercado de Tiruvannamalai

Annamalaiyar Temple em Tiruvannamalai

A Montanha Sagrada Arunachala (nem acredito que consegui subir lá acima)

As ruas

Massas coloridas à venda no mercado (não, não são gomas!)

Mercado de Tiruvannamalai

Matrimandir em Auroville

Em relação à alimentação, o balanço é no geral positivo (apesar do picante, que me desafiava diariamente). Tive sorte porque a zona para onde fui é vegetariana e por isso os pratos eram muito baseados em vegetais e leguminosas (que eu adoro). Em alguns locais onde ficámos a comida estava algo ocidentalizada, por isso sei que não passámos por uma experiência 100% indiana. Mas ainda bem, porque comer noodles com molhos picantes todos os dias ao pequeno-almoço poderia ter sido traumatizante. Continuo a gostar muito de comida indiana mas posso dizer que vim com muitas saudades de pratos tipicamente portugueses. 🙂

O arroz vermelho era uma maravilha!

O que cozinhámos na aula de culinária

Mais do que cozinhámos

Masala Chai, um Chá Indiano de Especiarias com Leite

As bananas indianas (super saborosas!)

Este era tão picante!!!

Continue reading

Batido de Vitamina C para o Inverno

Nesta época do Carnaval o tempo costuma ser traiçoeiro. Durante o dia está um sol já morno mas as noites ainda estão frias. O cenário ideal para se apanhar uma gripe ou constipação. Mas nada como nos protegermos com um super batido rico em Vitamina C. Os alimentos são sempre os melhores remédios… 🙂

Como curiosidade, que a vitamina C é muito importante para a nossa imunidade acho que já toda a gente sabe. Mas esta vitamina tem também outros benefícios, bem importantes por sinal. Tem função antioxidante, ajudando a prevenir ataques de coração e a diminuir o risco de cancro. Ajuda a manter um metabolismo saudável, a curar feridas e a promover uma sensação de bem-estar. Também é uma boa aliada na beleza uma vez que é essencial na produção de colagénio e elastina, ajudando a manter uma pele firme e bonita. A vitamina C é também muito útil pois ajuda o organismo a absorver o ferro, pelo que alimentos ricos neste mineral devem ser
consumidos em conjunto com alimentos que contenham vitamina C.

Quais os alimentos com maior teor de vitamina C? Frutas e vegetais, em especial: Citrinos, morango, kiwi, ananás, meloa, banana, papaia, tomate, brócolos, cenoura, pimento, batata-doce, salsa, couve. É importante lembrar que, no caso dos vegetais, se estes forem cozinhados em água, vais-se perder a vitamina C (que é uma vitamina hidrosolúvel). A melhor opção é mesmo cozer a vapor.

Este batido é um verdadeiro exigir para a saúde e bem-estar. Para além de ser rico em vitamina C, é muito saboroso e faz-nos sentir mesmo bem. Recomendo vivamente nesta época de inverno.

Continue reading

Smoothie de Bagas Goji e Frutos Silvestres

Acordei com vontade de um pequeno-almoço de hotel… Daqueles que nos enchem as medidas e nos deixam cheios de energia. Felizmente era fim de semana e pude levar os meus desejos avante, e como tal toca a ir para a cozinha preparar uns fantásticos ovos mexidos que coloquei sobre fatias de pão de espelta torrado e barrado com manteiga de coco (a receita do pão, caseiro claro, num outro post).

E para acompanhar? Tinha visto algures um smoothie de bagas goji e pareceu-me uma excelente ideia. Nunca tinha usado este superalimento em sumos ou batidos, apenas costumo juntar ao iogurte ou comer com frutos secos. E não é que ficou delicioso? As bagas goji acrescentam um sabor agridoce à bebida, dando um toque diferente que combina na perfeição com os frutos silvestres… Para além do sabor fantástico, esta é uma bebida muito refrescante para estes dias de verão e só ganhamos em termos nutricionais. As bagas goji transformam este batido numa verdadeira poção mágica de saúde.

Alguns dos benefícios das bagas goji: são ricas em vitaminas, antioxidantes, protegem o fígado, ajudam a visão, melhoram a circulação sanguínea, desenvolvem o sistema imunitário e proporcionam longevidade.

O goji é um fruto originário da China e do Tibete, que normalmente é consumido na sua forma seca (desidratado ao sol ou a baixas temperaturas). Mas sabiam que o nosso clima também é propício para plantar estas bagas? Os seus arbustos são fáceis de cultivar e manter, não necessitando de cuidados especiais. A partir do segundo ano já se consegue ter 1 a 2 kilos de bagas por arbusto. E para plantar bastam as próprias bagas goji, que têm sementes no seu interior. Confesso que tenho esta intenção há já algum tempo, mas ainda não a concretizei… Fica a dica para quem se quiser aventurar! 🙂

Em suma, foi um super pequeno-almoço para um dia super feliz…

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Continue reading

Batido de Melancia e Hortelã

Gosto muito de melancia mas confesso, tenho muita preguiça em tirar as pevides… E como cá em casa ninguém me ajuda nessa árdua tarefa, a maneira mais prática que encontro para consumir melancia é em batidos. Vai tudo para o liquidificador e já está!

A época da melancia está a acabar mas continuo a recebê-las, super docinhas, no meu cabaz semanal de produtos biológicos.  Sabiam que a melancia é uma fruta cheia de nutrientes e com inúmeros benefícios para a saúde? A melancia é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno, fibras, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Contém ainda um potente antioxidante chamado licopeno que é muito útil na prevenção e combate de certos tipos de cancro. Pelo seu elevado teor de água (mais de 90%), a melancia é uma ótima forma de hidratação, ajudando a limpar os rins. A melancia ajuda também a regular a pressão arterial, a reduzir os níveis de colesterol, a combater a anemia,a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a combater o envelhecimento. Tantas vantagens num só alimento.

Acho que o sabor da melancia e da hortelã combinam na perfeição. E é assim que defino este batido, perfeito! Já têm uma sugestão para o pequeno-almoço de amanhã.

IMG_20150921_072247

Continue reading

Batido Pina Colada

Nada como um batido para começar o dia com alegria! Acho que já disse por aqui que adoro batidos… São saborosos, reconfortantes e muito nutritivos. Há mil e uma combinações de ingredientes, raramente faço o mesmo batido duas vezes seguidas. Vou variando na fruta, no tipo de leite, nas sementes, ou em algum outro ingrediente adicional.

Apeteceu-me-me um batido docinho e com sabor a verão. Olhei para o ananás que estava no frigorífico e pensei “Uma pina colada logo de manhã, porque não?”. Ficou tão bom!!!

BatidoPinaColada

Continue reading

Leite de Coco Caseiro

Gosto muito de leite de coco… Uso imenso, tanto em pratos como em bolos , pão ou sobremesas. Também fica ótimo em batidos, misturando com leite de arroz e fruta, por exemplo.

O leite de coco é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais ao organismo (entre os quais vitamina A, E, potássio e cálcio). Contém antioxidantes que ajudam o organismo a combater radicais livres, retardar os efeitos do envelhecimento, reduzir a flacidez da pele, melhorar a visão e a baixa densidade óssea. Também possui ácido láurico, substância que confere ao leite de coco propriedades contra fungos, vírus e bactérias. Apesar do leite de coco conter gorduras saturadas é um alimento bastante saudável desde que consumido moderadamente. Os ácidos gordos do leite de coco fazem com que este seja convertido em energia pelo organismo, em vez de ser armazenado como gordura.

O leite de coco comprado tem normalmente aditivos e conservantes e os que não têm são bastante caros. Por isso experimentei fazer leite de coco em casa e gostei muito do resultado. É bastante fácil e fica bem mais barato do que o leite de coco comprado. Parece-me que o leite de coco deixou definitivamente de pertencer à minha lista de compras. 🙂

IMG_0109

Continue reading

Sobre os Sumos Naturais

Perguntam-me frequentemente como faço os meus sumos naturais e por isso acho que esta explicação merece um post dedicado. Os sumos naturais estão na moda mas já os consumo antes desta moda aparecer. Não gosto de lhes chamar sumos detox porque esse conceito envolve basear a nossa alimentação em sumos, o que, a meu ver, não é uma boa opção. A alimentação deve ser diversificada, contendo bastante variedade de alimentos, nas proporções equilibradas, e os sumos são apenas uma parte integrante.

SumosVerdes

Continue reading

O Gengibre

Só muito recentemente introduzi o gengibre na minha alimentação. Não gostava muito de gengibre devido ao seu sabor forte e picante. Mas, por saber os inúmeros benefícios desta planta, comecei aos poucos a juntar gengibre aos meus sumos naturais. De início estranhava mas habituei-me ao sabor e agora já não consigo passar sem ele. Especialmente no inverno, o gengibre dá aquela sensação de calor que nos faz sentir bem e aconchegados.

Infusão

Continue reading