Pudim de Tofu, Beringela e Alho Francês

Defendo uma alimentação variada e equilibrada. Hoje em dia já não sabemos bem o que comemos, está tudo alterado e cheiro de químicos, por isso com esta postura alimentar conseguimos “diversificar os venenos”. Menos mau, portanto… 🙂

Não sou muito adepta da soja nem dos seus derivados. A soja é um alimento rico em proteína vegetal mas o seu consumo excessivo pode levar a problemas digestivos, alérgicos, dificuldade de assimilação de nutrientes, pode influenciar negativamente as funções da tiróide e até originar distúrbios hormonais (sobretudo em crianças). Já para não falar que grande parte da soja que temos à nossa disposição é transgénica (pelo menos 75%). A proteína de soja é de evitar, uma vez que é processada a altas temperaturas até ficar texturizada, perdendo grande parte do valor nutricional e ganhando níveis elevados de substâncias cancerígenas.

Atualmente consumo soja apenas na sua forma fermentada e não numa base diária: iogurtes, tofu, miso, shoyu e tamari são os meus produtos preferidos. O processo de fermentação faz com que as toxinas da soja sejam neutralizadas e, para além disso, geram-se bactérias benéficas à flora intestinal. Como curiosidade, e ao contrário do que se possa pensar, os orientais não consomem muita soja e quando o fazem, restringem-se aos produtos fermentados e em pequenas quantidades (o grão de soja serve apenas para a agricultura com o intuito de fertilizar terrenos).

Quando a vontade de comer tofu aperta (adoro tofu pela sua suavidade e versatilidade), dou por mim a tentar descobrir novas formas de cozinhar este alimento. E raramente me desiludo… Desta vez experimentei um pudim de tofu no forno, enriquecido pela maravilhosa beringela que é um dos meus legumes de eleição. E ficou tão bom!!! Experimentem…  depois dizem-me o que acharam? 🙂

Pudim de Tofu, Beringela e Alho Francês (4 pessoas)

– 250g de tofu
– 1 cebola média picada
– 2 dentes de alho
– 1/2 alho francês em rodelas pequenas
– 1 beringela pequena em cubos
– 1 colh. de sopa de farinha de linhaça
– 6 colh. de sopa de azeite
– 4 colh. de sopa de água
– 4 colh. de sopa de coentros picados
– 1 colh. de sopa de orégãos
– sal, cominhos e curcuma em pó a gosto

1. Num liquidificador ou processador de alimentos colocar o tofu, 1 dente de alho, os coentros, os orégãos, 4 colh. de sopa de azeite, a água e uma pitada de sal e bater bem até ficar um creme. Reservar.
2. Num tacho alourar em 2 colh. de sopa de azeite a cebola e o restante dente de alho, picado.
3. Juntar o alho francês e a beringela e temperar com sal, cominhos e curcúma. Mexer e deixar ao lume durante cerca de 10 minutos até os vegetais amolecerem.
4. Juntar ao tacho o creme de tofu reservado e a farinha de linhaça e envolver.
5. Colocar a massa num tabuleiro ou pirex untado com azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos ou até começar a dourar.

Servir com arroz e uma bela salada.

Receita adaptada daqui.