Pickles de Nabo e Cenoura

Gosto muito de pickles, mas como sabia que os pickes comprados no supermercado e feitos com vinagre industrial não são bons para a saúde, evitava o seu consumo. Até que descobri que é possível fazer pickles caseiros, muito saborosos, com a grande vantagem de serem muito saudáveis. Isto porque ao deixar fermentar naturalmente os vegetais num frasco eles ficam ricos em enzimas benéficas para o nosso organismo. Podemos fazer com vários tipos de vegetais como cenoura, nabo, courgete ou rabanete. Eu gosto muito dos de cenoura e courgete, mas desta vez experimentei os de nabo. São ótimos para adicionar às saladas ou como acompanhamento de qualquer refeição.

Pickles

Pickles de Nabo e Cenoura

Ingredientes (para um frasco de 500g):

-1 nabo
-2 cenouras pequenas
-2 colheres de sopa de molho de soja
-1 colher de café de sal marinho (bem cheia)
-água

  1. Cortar o nabo e as cenouras em tiras fininhas (as minhas tiras ficaram menos finas do que eu queria).
  2. Colocar os vegetais num frasco, juntar o molho de soja e o sal, e cobrir com água filtrada.
  3. Fechar bem o frasco e guardar num lugar escuro durante 1 semana.
  4. Guardar no frigorífico depois de aberto e ir consumindo.

NOTA: Antes de fechar o frasco provar a água que deve estar ligeiramente salgada para os vegetais não apodrecerem. Se não tiver sal suficiente juntar um pouco mais.

Inspiração deste cantinho maravilhoso.

  • L

    A água tem de ser filtrada, não pode ser água da torneira ou engarrafada?

    • Maria

      Pode ser qualquer água, sem problema. Eu é que costumo usar sempre água filtrada (naqueles jarros com filtro). A água filtrada tem melhor sabor e é melhor para o organismo pois tem um teor de calcário e de metais pesados bem mais reduzido.