Papas de Aveia e Chocolate

Não sou a maior fã de chocolate… Nem em pequena era grande apreciadora de bolos, de mousse ou de gelados de chocolate, sempre preferi outras sobremesas. Gostava de chocolate branco mas quando me apercebi da quantidade de açúcar que leva deixei de o comer.

Mas o que é o chocolate? É um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. É constituído por uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar, podendo ou não levar leite.  Quanto maior for a quantidade de pasta de cacau mais forte o seu sabor, quanto maior a quantidade de manteiga de cacau, mais gorduroso é o chocolate.

Há 3 tipos principais de chocolate:

Chocolate Preto: Sem adição de leite, leva apenas pasta de cacau e açúcar. Dependendo da percentagem de cacau que contém, terá um sabor mais amargo ou mais doce (varia de 35% a 90%).

Chocolate de Leite: Leva leite e manteiga de cacau. Normalmente contém entre 10% a 25% de cacau.

Chocolate Branco: Não leva pasta de cacau, apenas manteiga de cacau, leite e açúcar, podendo ter aromas como a baunilha. O seu consumo deve ser moderado pela elevada % de açúcar e gordura na sua composição.

Nada de confusões, cacau não é chocolate! O cacau é um alimento com inúmeros benefícios para a saúde: Acelera o metabolismo, tem um efeito antioxidante, ajuda a combater o stress, é rico em magnésio que protege a saúde do coração, ajuda a reduzir o mau colesterol e a aumentar o bom, entre outros. O cacau cru é mesmo considerado um superalimento (já falei dele aqui). O chocolate, sobretudo pelo seu teor em açúcar, é para comer com moderação. Dar preferência ao chocolate preto, com a mais elevada percentagem de cacau possível. Se por acaso provarem cacau puro, em pepitas por exemplo, não se surpreendam, de doce não tem nada!

Usei apenas 2 quadradinhos de chocolate preto para fazer estas papas de aveia e sairam TÃAAAAO BOAS! Uma verdadeira sobremesa, mas cheia de ingredientes saudáveis. Experimentem, fazem-se num instante.

Processed with VSCO


Papas de Aveia e Chocolate (2 pessoas)

– 4 colheres de sopa de flocos de aveia
– 400ml de leite vegetal a gosto (usei de aveia)
– 1 colh. de sopa de sementes de chia
– 2 maçãs cortadas aos cubos
– 2 quadrados de chocolate preto (usei 85% cacau)
– bagas goji a gosto

1. Juntar todos os ingredientes numa panela
2. Levar ao lume e deixar levantar fervura
3. Deixar mais uns minutos, mexendo sempre, até engrossar e atingir a consistência desejada