Pão Integral de Banana e Tâmaras

Tem estado frio nestes últimos dias… Sei que mesmo assim não me posso queixar, isto não é nada face ao que se vive em outros locais do mundo. Ainda por cima porque o sol insiste em não nos abandonar e continuamos com dias muitos bonitos e cheios de luz. Mas eu sou muito friorenta, estou sempre a sonhar com o verão e temperaturas abaixo de 10 graus desmotivam-me um bocadinho… 🙂

A solução é mesmo encontrar outras formas de conforto… Estar no sofá debaixo da manta, apanhar o sol bom que entra pela janela da minha sala, receber abraços quentinhos dos meus filhotes e claro, muito chá ou leite morno acompanhados por qualquer mimo mais doce (mas sempre saudável, claro!).

Como a minha filha é a fã número 1 de tâmaras, vi esta receita e achei por bem experimentar. É um pão doce parecido com este que já tinha feito mas com outros sabores. E é claro que gostei muito do resultado. Para além de ser um pão super saudável, pois não tem farinhas refinadas nem glúten (se usarmos aveia isenta de glúten), tem um sabor muito agradável e a consistência perfeita para nos reconfortar. E fica MARAVILHOSO torrado com manteiga de amêndoa (o meu vício ultimamente). Ideal para estes dias de inverno…

E quais são as vossas técnicas para ultrapassar o inverno? Não querem experimentar este pão de banana?

Pão Integral de Banana e Tâmaras

– 2 cháv. de farinha de aveia integral (ou flocos de aveia triturados)
– 2 bananas grandes, maduras
– 1/3 cháv. de tâmaras (cerca de 70 g)
– 2 colh. de sopa de linhaça moída (demolhadas em 6 colheres de sopa de água)
– 1/2 colh. de chá de fermento para bolos
– 2 colh. de chá de canela
– 1 colh. de sopa de sementes de cânhamo (opcional)

1. Numa tigela pequena juntar a linhaça com a água, mexer e deixar espessar durante 15 minutos.
2. Numa taça grande juntar a farinha, a canela e o fermento. Misturar.
3. Triturar as tâmaras em pedaços pequenos usando um processador de alimentos , sem formar puré. Transferir para a taça da farinha.
4. Colocar as bananas no processador (deixar algumas rodelas para a decoração) e triturar até formar uma pasta. Transferir para a taça.
5. Juntar a linhaça espessada e envolver tudo muito bem.
6. Forrar uma forma retangular pequena (20 cm) com papel vegetal. Transferir a massa para a forma dando-lhe uma forma comprida. Decorar com as rodelas de banana e as sementes de cânhamo.
7. Levar ao forno pré-aquecido a 170º entre 45 minutos a 1h (ou até o pão estar dourado à superfície e o palito no centro sair limpo).
8. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.

  • As minhas técnicas são chá, muito chá e cobertores! Mas não me importava nada de juntar este pão de banana ao grupo. Ficou com um aspeto tão bom 🙂

    • Maria

      Sim, este pão combina na perfeição com chá e cobertores… 🙂 E torradinho fica uma maravilha!