Pão de Centeio na Máquina de Fazer Pão

Adoro pão, de qualquer tipo, mas tento optar por pão mais escuro, com farinhas integrais e de preferência com mistura de farinhas diferentes, não apenas de trigo.  As farinhas integrais são menos processadas (refinadas) retendo por isso mais nutrientes (proteína vegetal, vitaminas, sais minerais), benéficos para a saúde. Contribuem igualmente para uma sensação de saciedade mais duradoura. Gosto também de enriquecer o pão com frutos secos ou sementes, mas infelizmente não o faço assim muitas vezes porque o homem lá de casa não aprecia essas misturas.

PãoCenteio
Como tenho máquina de fazer pão, tento fazer pão pelo menos 1 vez por semana. A grande vantagem de fazer pão em casa é que podemos misturar várias farinhas ao nosso gosto e podemos controlar a quantidade de sal. Não nos apercebemos mas o pão que compramos tem normalmente bastante sal, o que prejudica a saúde. Atenção que as misturas de farinhas que se vendem para a MFP têm normalmente bastante sal, por isso penso que não trazem grande mais valia face a pão comprado.

Aqui vai uma receita de pão simples, usando o programa rápido da máquina (1h15 min). Ideal para fazer ao fim do dia, quando chegamos a casa e não temos pão.

Pão de Centeio na Máquina de Fazer Pão

-330 ml de água morna
-1 colher chá sal
-1 colher sopa mel
-1 colher sopa de azeite
-200g farinha trigo T65
-200g farinha centeio integral
-100g farinha trigo integral
-1 saqueta fermento para pão

  1. Introduzir os ingredientes na máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
  2. Seleccionar pão 750g, tostagem média, programa Expresso (ou rápido).

O pão fica fofinho e saboroso.

  • L

    Ontem fiz este pão maravilhoso na minha MFP. Fica muito saboroso e a família também aprovou. A minha máquina é uma Clatronic e sugiro fazer pão claro, pois este saiu muito cozido.
    Obrigada pela receita 🙂

    • Maria

      Que bom! Também gosto muito deste pão e é rápido de fazer.