Panquecas Simples

Desde que eliminei o glúten da minha alimentação que tenho comido muito menos pão. É uma evolução natural, acho… Porque o pão (saudável) sem glúten não se encontra facilmente à venda e quando se encontra é bastante caro, não podendo ser uma alternativa para todos os dias, pelo menos nas quantidades a que eu estava habituada. O que até tem sido bom, sinto-me bastante bem comendo menos pão, fiquei com a barriga mais lisa e sem sensações de inchaço abdominal.

Ainda faço pão sem glúten em casa mas encontrei nas panquecas uma excelente alternativa ao pão para o pequeno-almoço. De vez em quando inovo e experimento receitas de panquecas ligeiramente diferentes e mais complexas, mas para o dia-a-dia preciso de uma coisa simples, que se faça rapidamente e que não use varinha mágica ou liquidificador. Depois de várias experiências cheguei a esta receita de panquecas que me enche as medidas. Ficam fofinhas e com um sabor muito agradável. Costumo acompanhá-las com manteiga de amêndoa, uma dupla imbatível!

Normalmente faço em quantidade ao fim de semana e depois congelo. É muito prático e as panquecas ficam ótimas na mesma. Quando quero comer tiro de véspera e aqueço ligeiramente no micro-ondas. Uma ótima sugestão para as crianças, a princesa da casa é fã e está sempre a pedir-me estas panquecas! 🙂

Panquecas Simples (12 unidades pequenas)

– 3 colh. de sopa de farinha de amêndoa
– 3 colh. de sopa de polvilho doce
– 6 colh. de sopa de farinha de arroz integral
– 1 colh. de sopa de psyllium husk (ou linhaça moída)
– 1 colh. de sopa de farinha de alfarroba/1 colh. de chá de erva doce em pó/1 colh. de chá de canela (vou variando)
– leite vegetal qb (uso de arroz ou de aveia)
– óleo de coco para untar

1. Numa taça misturar bem as farinhas com uma vara de arames ou um garfo.
2. Ir acrescentando o leite vegetal aos bocadinhos até a massa ganhar uma consistência moderadamente espessa.
3. Untar uma frigideira com óleo de coco e deitar 2 colheres de sopa de massa por panqueca (uso uma frigideira grande e faço 3 panquecas de cada vez). Deixar cozinhar até as panquecas se desprenderem do fundo.
4. Virar as panquecas e deixar mais 2 minutos até estarem coradas.
5. Repetir o processo para a restante massa (pode ser necessário acrescentar mais leite vegetal pois a massa vai espessando durante a espera).