Panquecas de Papas de Aveia

Já sabem que sou fã de papas de aveia… São os três Ss que preciso: saciantes, saborosas e saudáveis! Por isso logo que bati o olho nesta receita de panquecas tive de ir testar a ideia. São panquecas de flocos de aveia baseadas na filosofia das overnight oats, em que a aveia fica de molho algum tempo para “cozer” e engrossar.

O resultado foram umas panquecas diferentes do habitual, não coesas como as que costumo fazer (parecem umas papas mais consistentes) mas o sabor ficou bastante bom.  Foram uma agradável surpresa.

E não dão trabalho nenhum, nem é preciso usar a varinha mágica. O que é ótimo para o corre-corre matinal! Podemos simplesmente deixar a panqueca ao lume, ir fazer qualquer coisa, voltar e virar a mesma, ir terminar o que estávamos a fazer, e quando regressamos estão prontas! Depois é só acrescentar as coberturas ao nosso gosto, eu usei iogurte de soja natural, pêssego e canela mas podem usar o que mais gostarem. Fruta variada, manteiga de amendoim ou amêndoa, sementes, grânola… Para adoçar a panqueca usei a combinação maçã e canela, que nunca falha. Mas também podem experimentar com banana, ou mesmo sem nada… O simples fica sempre bem, certo? 🙂

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Panquecas de Papas de Aveia (2 panquecas)

– 3 colh. de sopa de flocos de aveia finos
– 1 colh. de sopa rasa de sementes de chia
– 1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
– 1/3 chávena (80ml) de água
– 1 maçã pequena (opcional)
– óleo de coco para untar

1. Numa taça pequena colocar os flocos de aveia, a chia, a canela e a água. Misturar bem e deixar algum tempo a engrossar (umas 2 horas ou de um dia para o outro, no frigorífico).
2. Na altura de fazer as panquecas, cortar a maçã aos cubos (eu não descasquei) e levar ao microondas entre 1 a 2 minutos na potência máxima para esta amaciar e libertar algum sumo.
3. Mexer a mistura que está na taça (deve estar espessa, parecida com papas) e juntar a maçã. Mexer novamente, esmagando bocados maiores de maça com um garfo.
4. Untar uma frigideira com óleo de coco e deitar metade da massa. Deixar cozinhar pelo menos durante 5 minutos ou até a panqueca começar a se desprender da frigideira (eu tapei para cozer melhor por dentro pois a massa é densa). Virar com o auxílio de um prato e deixar cozinhar mais uns minutos do outro lado.
4. Repetir o processo para a restante massa.
5. Servir as panquecas acompanhadas das coberturas que mais gostarem.