Panquecas de Aveia com Iogurte de Côco e Açaí

Apeteceu-me um lanche diferente e lembrei-me de fazer uns waffles (confesso que tenho a máquina de waffles há já alguns anos e ainda não a tinha usado para esse fim, apenas para fazer tostas). Mas a experiência não correu bem, os waffles pegaram à maquina e não se aproveitou nada de jeito. Com o resto da massa fiz umas panquecas que servi com morangos, iogurte de soja sabor a côco (da Alpro, muito bom) e acaí. E muita canela, claro!
Ficaram ótimas! O M. delirou, claro, não fosse ele o maior fã de panquecas…

Panqueca2
Para quem não sabe, o açaí é mais um alimento maravilhoso. Esta fruta tipicamente brasileira é rica em proteínas, fibras, gorduras boas e uma excelente fonte de vitaminas (A, C, B1 e B2). O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

Seguem alguns dos principais benefícios do açaí:

– Ajuda a diminuir o colesterol
– É rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, fazendo diminuir a probabilidade de ocorrência de cancro, doenças cardíacas e derrames
– Mantém o coração saudável
– Ajuda o sistema imunológico, devido aos altos níveis de vitamina C
– Tem efeito anti-inflamatório e anti-envelhecimento
– Acelera o metabolismo

O açaí é normalmente consumido na forma de polpa, vendem-se uns potinhos de polpa congelada que mais paracem gelado. Tem um sabor doce e agradável. Compro da marca Supera na loja Glood do Oeiras Parque, mas sei que também se podem encontrar no Pingo Doce e nos supermercados El Corte Inglés.

açai

Panquecas de Aveia (6-7 panquecas pequenas)

-10 claras ou 4 ovos (usei uma embalagem de 320 ml de claras Dovo que compro no Celeiro)
-1 banana
-4 colh. de sopa bem cheias de farinha de aveia (se não tiverem farinha podem triturar os -flocos de aveia)
-50 ml de leite vegetal (usei leite de arroz)
-pitada de canela
-óleo de côco para untar

  1. Misturar todos os ingredientes com a varinha mágica e fazer as panquecas numa frigideira ligeiramente untada com óleo de côco.
  2.  Colocar toppings a gosto.