Pãezinhos de Mandioca e Chia

Descobri recentemente a mandioca… e como eu adoro descobrir alimentos novos!!! 🙂 .
Já usava produtos derivados da mandioca, como o polvilho e a tapioca, mas nunca me tinha lembrado de comprar mandioca e consumi-la assim, por si só. A mandioca é uma raíz rica em hidratos de carbono de absorção lenta, sendo por isso um alimento que fornece bastante energia, muito útil para desportistas ou em regimes de perda de peso (pois sacia bastante). Rica em vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, potássio e fibra, a mandioca é antioxidante, anti-inflamatória, ajuda na construção dos tecidos, protege o coração e a pele. E não tem glúten!!! Bem bom, portanto…

Ora experimentei a mandioca e estou fã! Tem um sabor adocicado agradável e é bastante versátil, podendo ser consumida cozida, assada, em puré ou usada na confeção de pães e bolos. É uma boa alternativa à batata doce.

Testei este novo alimento para fazer pão e gostei muito do resultado. Engraçado como já não me apetece assim tanto comer o pão tradicional (logo eu que era completamente viciada em pão!).  Desde que deixei o glúten e o fermento, satisfaço-me perfeitamente com estes pãezinhos caseiros, que me enchem verdadeiramente as medidas. De início parece que nada vai conseguir substituir o pão tradicional, mas sinceramente, agora já não quero outra coisa. O pão caseiro que faço, simples, sem fermentar, faz-me sentir mais leve e igualmente saciada. Também são muito bons os pães de fermentação natural e prolongada, como se fazia antigamente (sim, esse era o verdadeiro pão), mas ainda não me iniciei nessas técnicas. Quem sabe um dia… 🙂

Esta receita é muito simples, não deixem de experimentar.

Dicas para preparar a mandioca:

1. Com uma faca afiada cortar a mandioca ao meio e depois cortar cada uma das partes no sentido do comprimento.Pão
2. Retirar a casca e a fibra grossa do meio.
3. Colocar os pedaços de mandioca em água a ferver com uma pitada de sal e deixar cozer até que fique macia (cerca de 20 minutos).

Pãezinhos de Mandioca e Chia (8 unidades)

– 250g de polvilho doce (também pode ser azedo)
– 250g de mandioca cozida e amassada
– 1 colh. de sopa de sementes de chia
– 1 colh. de chá de sal rosa
– 1 colh. de sopa de orégãos
– 50 ml de azeite
– Água filtrada qb

1. Misturar numa tigela o polvinho, a chia, o sal e os orégãos.
2. Adicionar o azeite e misturar novamente (até ficar uma espécie de farofa).
3. Juntar a mandioca e misturar até incorporar bem todos os ingredientes.
4. Ir acrescentando a água aos poucos até a massa ficar coesa e se descolar das mãos.
5. Fazer bolinhas, achatar e colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal, deixando espaço entre elas.
6. Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos (até que os pãezinhos estejam firmes e ligeiramente dourados).

NOTA: A chia vai enriquecer estão pão com fibra extra, cálcio, proteína e ómega-3.