Pãezinhos de Batata Doce, Trigo Sarraceno e Alfarroba

Quem me costuma ler sabe que sou apologista de uma alimentação variada. Variar os alimentos que ingerimos permite não só que a alimentação se torne menos monótona (comer é um prazer, certo?) como também nos ajuda a conseguir mais facilmente todos os nutrientes de que necessitamos e de uma forma mais saudável.

O consumo de cereais não costuma ser muito diversificado, infelizmente. Hoje em dia usa-se e abusa-se do trigo e mesmo quem tem intolerência ou alergia ao glúten ingere arroz branco e milho em demasia. Há todo um mundo de alternativas bem mais saudáveis e nutricionalmente mais interessantes. E, a meu ver, bem mais saborosas. Quinoa, millet, aveia, espelta, trigo sarraceno, são alguns exemplos.

A minha paixão mais recente é o trigo sarraceno. É um hidrato de carbono fantástico, já falei dele aqui. É um ótimo substituto do arroz integral e em termos nutricionais é até superior à quinoa, que ultimamente tem ganho muitos adeptos. É rico em proteína, fibra, aminoácidos essenciais (tem todos), antioxidantes, vitaminas e minerais (destaco o ferro e o magnésio). Ao contrário do que possa parecer pelo nome, é um cereal sem glúten (nada tem a ver com o trigo!), de excelente digestão e baixo índice glicémico (liberta energia de forma lenta e gradual).

A farinha de trigo sarraceno é das minhas preferidas para fazer pão, bolos, panquecas ou bolachas. Uso-a muito em conjunto com farinha de arroz integral. Gosto muito também de fazer trigo sarraceno ativado (demolhado+desidratado), que coloco nas minhas papas para dar um toque crocante, mas sobre esta técnica poderei falar num outro post. Como acompanhamento uso normalmente o trigo sarraceno para fazer risotos, em substituição do arroz.

Hoje deixo-vos uma maravilhosa ideia para dar utilidade ao trigo sarraceno:  Pãezinho de Batata Doce, Trigo Sarraceno e Alfarroba. Que vos parece? A receita é da querida Joana do Just Natural Please e eu, sendo uma grande apreciadora destes 3 ingredientes, quando a vi não pude deixar de experimentar. Mesmo bons… Fofinhos, saborosos, sentimos os pedacinhos de batata doce em cada dentada. Torrados e barrados com manteiga de amêndoa são divinais. Vamos então à receita?

Pãezinhos de Batata Doce, Trigo Sarraceno e Alfarroba (6 unidades)
[Sem Glúten, Sem Leite, Sem Ovos, Vegan]

Ingredientes:
-1 batata doce grande
– 1 cháv. de farinha de trigo sarraceno
– 1/4 cháv. de farinha de alfarroba
– 2 colh. de sopa de linhaça moída + 6 colh. de sopa de água
– 1/2 colh. de chá de bicarbonato de sódio
– sementes de papoila para decorar

1. Colocar a linhaça com a água numa taça pequena e deixar espessar durante cerca de 15 min.
2. Cozer a batata doce até ficar bem tenra. Escorrer bem.
3. Usando um processador de alimentos reduzir a batata doce a puré.
4. Numa taça grande misturar as farinhas e o bicarbonato.
5. Adicionar o puré de batata doce e a linhaça espessada e mexer bem (a massa deve ficar moldável e não pegajosa, se for necessário acrescentar mais um pouco de farinha).
6. Dividir a massa em 6 porções, fazer bolinhas e colocá-las num tabuleiro coberto com papel vegetal.
7. Polvilhar com as sementes de papoila, pressionando bem, e fazer uma cruz em cada bolinha usando uma faca.
8. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.
9. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede.