Os Locais Onde Faço as Minhas Compras – PARTE II

Quando enveredamos pelo caminho da alimentação saudável e consciente passamos não só a preocuparmo-nos com a qualidade dos alimentos que ingerimos mas também com a qualidade de todos os produtos que usamos. Champôs, pastas de dentes, sabonetes, cremes, batons… A quantidade de químicos nocivos à saúde que está presente na maioria destes produtos é enorme (já para não falar do impacto no meio ambiente).  O que a maior parte das pessoas não tem noção é que estes químicos penetram na nossa pele entrando para a corrente sanguínea. Ou seja, estamos continuamente a absorver substâncias tóxicas que, ao longo do tempo, podem acabar por influenciar a nossa saúde e bem-estar.

O ideal é optarmos por cosméticos naturais, sem químicos, feitos à base de ingredientes provenientes da natureza e não industrializados. E para saberem isso o meu conselho é sempre “Leiam os Rótulos!”. Sim, os produtos de higiene/beleza também têm lista de ingredientes… Já aqui tinha falado das substâncias a evitar, imprimam esta lista num papel pequeno e tenham-na sempre na carteira, em caso de dúvidas. Pode parecer complicado (mais uma coisa com que nos temos de preocupar, certo?) mas é por uma boa causa. Se não tiverem a lista à mão e não se lembraram de quais os ingredientes perigosos, o truque é pensar “Se não ponho este ingrediente na boca, porque nem sei o que é, não o vou por na minha pele”. Com o tempo vamos encontrando os produtos naturais que mais gostamos e com que nos damos bem e a coisa já se torna simples. Em relação ao preço não se assustem, estes produtos não são assim tão mais caros… Eu, por exemplo, costumava comprar cremes de marca, nas perfumarias, que não são nada baratos. Consegui até reduzir os meus gastos ao comprar produtos naturais.

Outra coisa importante é nos apercebermos que compramos produtos demais, que se calhar depois nem usamos e ficam perdidos lá por casa. Revejam as vossas necessidades, adquiram apenas aquilo que é essencial à vossa saúde e bem-estar.

varios-sabonetes

Deixo-vos os meus locais de compra de eleição no que diz respeito a produtos de higiene e beleza:

Círculo Bio (Loja online): Aqui compro os meus cremes de rosto, corpo, produtos para o cabelo e alguma maquilhagem. Tem produtos ótimos e de qualidade. Gosto muito do site pois está bem organizado e apresenta sempre a lista de ingredientes dos produtos. Sabemos assim o que estamos a adquirir.

Lush (Lojas em Lisboa e Oeiras, com possibilidade de venda online): Tem alguns produtos de que gosto, como alguns sabonetes em barra e os bálsamos de lábios. Mas aqui atenção, pois nem todos os produtos são 100% naturais, em alguns ainda se encontram químicos (convém verificar sempre se há alguns nocivos).

– Vegan Care: São produtos vegan, feitos com ingredientes de origem biológica. Gosto muito do champo sólido de oliva e alfazema e do baton hidratante de morango e menta (podem pedir o catálogo para este email: info@vegancare.pt)

Outras sugestões que comigo resultaram muito bem:

– Desodorizante: Já não compro, faço em casa e ADORO! (vejam aqui)

– Desmaquilhante: Experimentem óleo de coco… É fantástico para retirar a maquilhagem e não agride os olhos nem a pele sensível à volta (basta colocar um pouco num algodão, remover a maquilhagem e depois lavar bem)

coconut-oil-1

Espero ter ajudado quem se quer iniciar nesta aventura… 🙂 Mais uma vez o importante é agirmos em conformidade com o nossa natureza e fazermos o que sentimos estar certo…