Os Benefícios das Bananas Maduras

Em minha casa somos autênticos devoradores das bananas… Estou sempre a comprar e elas estão sempre a desaparecer. Os meus filhos não dispensam uma banana ao pequeno-almoço, eu também como sempre uma por dia, à semana a meio da manhã (é realmente uma fruta que alimenta, sendo prática para levar na mala), ao fim de semana também ao pequeno-almoço no meu batido de frutas e vegetais. Para além disso tenho sempre banana congelada às rodelas, para fazer gelados, e uso imenso bananas para adoçar os bolos e as bolachinhas.

bananas-maduras

É uma fruta fantástica, rica em potássio, magnésio, fibras e vitaminas. De entre os seus inúmeros benefícios para a saúde, destaco os seguintes:

– Regula o intestino, devido ao alto teor em fibras
– Diminuiu o apetite porque sacia rapidamente
– Útil para desportistas porque evita as cãibras musculares (devido ao alto teor em potássio)
– Ajuda a reduzir a pressão arterial, pois aumenta a eliminação de sódio na urina
– Ajudar a combater a depressão, pois a banana faz aumentar a produção de serotonina (hormona que melhora o humor e ajuda a relaxar)

O que descobri recentemente e queria partilhar convosco é que as bananas maduras trazem ainda mais benefícios à nossa saúde, nomeadamente a nível do reforço do sistema imunológico. Estudos realizados têm comprovado que o amadurecimento das bananas, que podemos comprovar pela existência daquelas manchinhas escuras na casca, leva ao aparecimento de uma substância (Fator de Necrose Tumoral – FNT) que ajuda a combater as células cancerígenas. O efeito aumenta com a maturidade da banana,  ou seja, quanto mais pintinhas tiver a sua casca maior será o efeito anti-cancerígeno. Para além disso as bananas maduras têm maior concentração de anti-oxidantes, são mais fáceis de digerir, melhoram a saúde do coração e fortalecem os ossos.

Por acaso não aprecio bastante as bananas muito maduras (também não gosto delas verdes!) mas face a isto vou tentar que estejam um bocadinho maduras quando as ingerir.  A minha pequenita, por outro lado, só aceita bananas que estejam moles . Esperta, hã?! 🙂

Para beneficiarmos destas propriedades da banana devemos incluí-la na nossa alimentação diária. Apenas um reparo para as pessoas com excesso de peso pois a banana, apesar de ser rica em fibra, é uma fruta bastante calórica, devendo nestes casos ser consumida com moderação (máximo 1 banana por dia). Dar preferência às bananas de produção local, no nosso caso as bananas da Madeira.

Mais informação sobre isto aqui.

  • Teresa Dias

    Muito bom este artigo sobre a banana madura que por acaso é a que mais gosto e também consumo um banana por dia. Bj filhota

    • Maria

      Boa! Tal mãe tal filha… 🙂
      Bjs!