O Limão e os seus Benefícios

Começar bem o dia é para mim muito importante. Prefiro levantar-me um bocadinho mais cedo e ter tempo para certas rotinas que, a meu ver, ajudam a aumentar o bem-estar e principalmente a saúde.

Uma dessas rotinas matinais é limpar o organismo de toxinas, preparando-o para um novo dia. Para isso bebo sempre qualquer coisa em jejum, logo que acordo. Quando consigo faço um sumo natural de frutas e vegetais que, para além de desintoxicar, fornece ao organismo vitaminas e minerais. Nos outros dias faço uma infusão de gengibre (de que já falei neste post) ou bebo simplesmente água morna com limão.

limao

O limão é um alimento com imensas propriedades benéficas, entre as quais saliento:

– Tem uma ação antioxidante e neutraliza os radicais livres.
– É o único fruto que sendo ácido, torna-se alcalino quando ingerido, ajudando por isso a alcalinizar o sangue.
– Tem uma acão protetora da pele, previne o aparecimento de edemas, de arterioesclerose e ajuda a tornar o sangue mais fluido.
– Beneficia os hipertensos pelas suas características diuréticas e depurativas.
– Aumenta as defesas do organismo por ser rico em vitamina C. Além disso, o ácido ascórbico ajuda à absorção de ferro, que também desempenha um papel importante no sistema imunológico.
– Ajuda na perda de peso por ser rico em pectina, uma fibra que mantém os níveis de saciedade preenchidos por mais tempo.
– Refresca o hálito e ajuda a aliviar dores de dentes e gengivites.
– Alivia problemas respiratórios pois ajuda o organismo a livrar-se de infecções pulmonares. É bastante útil para pessoas com problemas de asma e alergias.
– Ajuda no combate às células cancerígenas.
– Tem uma ação anti-stress pois a vitamina C é uma das primeiras coisas a esgotar por parte do organismo quando submetemos a mente e corpo ao stress e o limão consegue repor facilmente os níveis adequados desta vitamina.

Para beneficiarmos de todas estas propriedades basta juntar um copo de água morna ao sumo de meio limão e beber em jejum. A água deve ser morna para não interferir com a temperatura corporal (água fria vai provocar um choque no corpo e água demasiado quente vai matar as enzimas benéficas presentes no limão). O ideal é beber com uma palhinha porque o ácido cítrico do limão pode corroer o esmalte dos dentes.

Vamos adotar este hábito tão simples? Pequenos actos hoje, reflectem-se na nossa saúde amanhã!