Nutella Saudável

Há muito que a minha filha me pedia creme de chocolate para barrar no pão. Não costumo comprar estes cremes de chocolate, prefiro outras opções que considero mais saudáveis, mas ela via frequentemente os amiguinhos na escola a comer, o que lhe aguçou a curiosidade… e o apetite. 🙂

Por isso finalmente decidi fazer-lhe a vontade… Não há-de ser difícil replicar a receita para uma versão saudável, pensei. Apesar da Nutella se apelidar de creme de chocolate e avelãs, estes ingredientes são apenas cerca de 20% da sua composição. Os restantes 80% vão para a gordura de palma, o leite em pó e, claro, para o açúcar (mais de 50%!!!). Ou seja, considero que seja uma opção a evitar.

final

Mas não vale a pena ficarem tristes pois agora vem a boa notícia. É POSSÍVEL FAZER NUTELLA EM CASA E FICA MARAVILHOSA!!!! Não leva açúcar refinado, apenas tâmaras para adoçar e metade da sua composição são avelãs. Ou seja, é um verdadeiro alimento, nutritivo, saboroso e (cereja no topo do bolo) rápido de fazer. O que se pode pedir mais?

Realço que esta maravilha não serve só para barrar o pão, pode também ser usada para cobertura de bolos ou melhor ainda… para comer à colher!

A miúda adorou e a mãe ficou ainda mais contente com o sucesso da experiência.

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Nutella Saudável ou Creme de Cacau e Avelãs (para um frasco de 400g)

– 200g de avelãs
– 125g de pasta de tâmaras (ou tâmaras), demolhadas durante algumas horas
– 150g de leite vegetal
– 20g de cacau puro em pó
– Pitada de sal

1. Triturar as avelãs num processador de alimentos (Bimby 15s, vel. 7).
2. Juntar as tâmaras, o cacau e o sal e triturar até ficar homogéneo (Bimby 30s, vel.7).
3. Adicionar o leite e bater até ficar num creme com a consistência a gosto, eu gosto de sentir alguns bocadinho de avelã (Bimby vel.7, 15 s + 15 s, abrindo a meio o copo para baixar o creme que está na lateral).

NOTA: Conservar no frigorífico e consumir no prazo de 2 semanas (pode também ser congelado).

Inspiração deste blog.

  • Eu adoro cremes desse género em versões saudáveis, já fiz duas vezes e ficam sempre ótimos! E muito mais saudáveis, claro 🙂 Esse com tâmaras ficou bestial 😀

    • Maria

      Ficou mesmo bom… O melhor teste que se pode fazer é com as crianças. E as minhas adoraram! 🙂