Mini Pãezinhos de Abóbora e Polvilho

Ao escolhermos a fruta e os legumes, é muito importante serem produtos da época (já aqui tinha falado sobre isso). Porque a natureza é inteligente e oferece-nos, em cada altura do ano e para cada região, os alimentos de que o nosso corpo precisa. Não é à toa que as frutas de verão são mais ricas em água, para nos hidratar, e as de inverno são mais densas e nutritivas, para aumentar as nossas reservas de energia para o frio.

Ora estamos na época da abóbora… E sendo um alimento tão saboroso e com tantos benefícios (podem ver aqui), é quase obrigatório incluí-lo na nossa alimentação diária nesta altura do ano. Não se limitem a usar abóbora na sopa, há tantas outras formas de usarmos este fantástico alimento. Em risotos, nas papas de aveia, assada com especiarias, em puré, no pão, em bolos e doces.

Se quiserem um bolo com abóbora experimentem este (é maravilhoso…). Hoje deixo-vos uns mini pãezinhos de abóbora e polvilho que inventei para dar bom uso a um restinho de abóbora que pairava no meu frigorífico. E olhem que vou repetir, ficaram mesmo bons. Leves e saborosos, sabem a pãezinhos de queijo… mas sem queijo! Também sem glúten, sem leite, sem ovos, estes pãezinhos fazem-se num instante pois não levam fermento, logo a massa não precisa de levedar.

Podem ser feitos em quantidade e congelados que também ficam muito bons. Prático e saudável, há melhor combinação? 🙂

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Mini Pãezinhos de Abóbora e Polvilho (6 unidades)

– 1 chav. de abóbora cozida e amassada
– 3 colh. de sopa de farinha de arroz integral
– 9 colh. de sopa de polvilho doce
– 2 colh. de sopa de azeite
– 1 colh. de sopa de água
– 1 colh. de sopa de sementes de chia
– 1 colh. de chá de sal rosa dos himalaias

1. Juntar todos os ingredientes numa taça grande e misturar bem com as mãos (a massa deve ficar espessa, se estiver muito mole juntar mais polvilho doce)
2. Fazer bolinhas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
3. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.

  • Gosto muito de fazer receitas com abóbora, fiquei cheia de curiosidade em relação a estes pãezinhos tão amorosos 🙂

    • Maria

      🙂 Ficaram ótimos! Com a vantagem que se fazem num instante!