Marmelada de Abóbora

Este ano passou a correr… Já estamos em dezembro, com o Natal à porta. Não sou propriamente fã da época natalícia, fico de alguma forma nostálgica. Mas o brilho nos olhos das crianças quando se fala em Natal compensa tudo. Tento passar aos meus filhos os valores que acho que deveriam traduzir o Natal: amor, família, união, solidariedade (e não apenas prendas!). Atualmente há toda uma corrente de consumismo que nos puxa no sentido oposto. Mas para mim só assim o Natal faz sentido…

Por esta altura, todos os anos, o meu pai dedica-se à produção de marmelada e geleia de marmelo. E eu decidi seguir-lhe o exemplo mas com uma versão mais saudável.  🙂  Nunca me tinha aventurado na produção caseira de doces para barrar ou compotas, mas posso dizer que a experiência foi muito bem sucedida. Ficou exatamente como eu queria, uma marmelada pouco doce, amaciada pela abóbora e com um ligeiro toque de canela. Com alguma surpresa minha, os meus filhos ficaram fãs, estão sempre a pedir-me mais marmelada e até comem à fatia. Desafio superado, portanto!

Processed with VSCOcam

Processed with VSCOcam

Marmelada de Abóbora (rende cerca de 4 taças)

– 400 g de abóbora sem casca
– 4 marmelos
– sumo de meio limão
– 100 ml de mel
– 4 tâmaras sem caroço
– 1 colh. de sobremesa de canela em pó

  1. Colocar a abóbora com casca num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
  2. Lavar os marmelos, cortá-los em 4, também com casca, e colocar no tabuleiro com a casca para baixo. Assar em forno pré-aquecido a 180º durante 1 hora.
  3. Passado esse tempo, retirar a polpa da abóbora com uma colher e colocar juntamente com os marmelos num processador de alimentos.
  4. Juntar o mel, o sumo de limão, as tâmaras e a canela e triturar até obter um creme (na Bimby 30 seg vel. 9).
  5. Colocar a marmelada em tacinhas e cobrir com papel vegetal.
  6. Deixar secar e guardar no frigorífico até 30 dias.

Inspiração deste blog maravilhoso.