Maçã Assada à Minha Maneira

No Inverno sabem-me bem sobremesas quentinhas… Sou friorenta e preciso deste aconchego para estar em equilíbrio. Adoro um bom crumble de maçã morno ao lanche, com um chá a acompanhar (para criar o cenário perfeito falta só mesmo o meu sofá, uma mantinha e um filme lamechas na televisão 🙂 ).

Apeteceu-me variar do crumble e desta vez experimentei assar apenas a maçã mas cortada em fatias e envolvida em creme de coco. Juntei limão para um toque de acidez e erva doce para intensificar o sabor. E não é que ficou absolutamente divinal? Decididamente é uma receita para repetir muitas e muitas vezes. Funciona perfeitamente como sobremesa rápida, se tiverem alguém que inesperadamente apareça para jantar, ou como lanche com iogurte natural por cima. Até é ótimo para as crianças levarem na marmita para a escola.

Vamos à receita?

Maçã Assada à Minha Maneira (3 doses)
[Sem Glúten, Sem Leite, Sem Ovos, Sem Açúcar, Vegan]

-3 maçãs
-raspa de 1 limão
-sumo de 1/2 limão
-100 ml de creme de coco
-1 colh. de sopa de amêndoa moída
-erva doce a gosto (ou canela)
-óleo de coco para untar

1. Lavar as maçãs e cortar em fatias
2. Numa taça misturar o sumo e a raspa de limão, o creme de coco, a amêndoa moída e a erva doce.
3. Juntar a maçã e envolver bem.
4. Untar um pirex de forno com óleo de coco e colocar a mistura no mesmo.

5. Polvilhar com mais erva doce e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos ou até a maçã ficar dourada.

  • Catalina

    Olá Maria, parece bom… Mas tenho duas perguntinhas: Na lista de ingredientes tem amêndoa moída mas no modo de fazer ela não aparece e sim farelo de aveia. Qual dos dois seria? Também fiquei na dúvida do quê seja creme de coco pois sou brasileira (já deve ter notado) e moro no Brasil mesmo e aqui vendem leite de coco em garrafinhas, ele é grossinho mas não chega a ser um creme, seria a mesma coisa?
    Desde já muito agradecida.

    • Maria

      Olá Catalina, tem toda a razão, é que já fiz com amêndoa moída e com farelo de aveia e no texto coloquei os dois. 🙂 Já corrigi para amêndoa moída, foi a versão que mais gostei. Em relação ao creme de coco, aqui em Portugal vendem mesmo creme de coco, que é bem espesso. Normalmente é a parte de cima do leite de coco, antes de misturar com a parte mais líquida. Convém ser creme para ficar bom. Depois diga como ficou. 🙂 Beijinho.