Leite de Coco Caseiro

Gosto muito de leite de coco… Uso imenso, tanto em pratos como em bolos , pão ou sobremesas. Também fica ótimo em batidos, misturando com leite de arroz e fruta, por exemplo.

O leite de coco é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais ao organismo (entre os quais vitamina A, E, potássio e cálcio). Contém antioxidantes que ajudam o organismo a combater radicais livres, retardar os efeitos do envelhecimento, reduzir a flacidez da pele, melhorar a visão e a baixa densidade óssea. Também possui ácido láurico, substância que confere ao leite de coco propriedades contra fungos, vírus e bactérias. Apesar do leite de coco conter gorduras saturadas é um alimento bastante saudável desde que consumido moderadamente. Os ácidos gordos do leite de coco fazem com que este seja convertido em energia pelo organismo, em vez de ser armazenado como gordura.

O leite de coco comprado tem normalmente aditivos e conservantes e os que não têm são bastante caros. Por isso experimentei fazer leite de coco em casa e gostei muito do resultado. É bastante fácil e fica bem mais barato do que o leite de coco comprado. Parece-me que o leite de coco deixou definitivamente de pertencer à minha lista de compras. 🙂

IMG_0109

Leite de Coco Caseiro

– 1 chávena de coco ralado (idealmente coco fresco ralado mas como não tinha experimentei com coco ralado comprado, de preferência biológico)
– 2 chávenas de água filtrada morna
– 4 figos secos (também podem ser tâmaras)

  1. Demolhar as figos durante algumas horas.
  2. Colocar todos os ingredientes num liquidificador (ou Bimby) e bater bem (entre 2 a 3 minutos) até os figos ficarem bem triturados.
  3. Passar o leite por um coador para um frasco pequeno (rende entre 250 a 300 ml de leite de côco).

A polpa pode ser utilizada para fazer bolos ou biscoitos.