Lasanha de Soja

Há dias em que as coisas na cozinha não nos correm nada bem, e há dias em que acontece exatamente o contrário. E foi o que se passou quando fiz esta lasanha de soja. Já estava um bocadinho à pressa, porque não olhei para as horas e começei a preparação um bocadinho tarde de mais, mas a lasanha saiu divinal. Até me questionei se tinha sido mesmo eu a fazê-la. 🙂 Normalmente gosto mais de lasanha de seitan mas desta vez fiz de soja (granulada) que era o que tinha em casa.  E para quem nunca experimentou soja posso dizer que não se nota diferença nenhuma face a uma lasanha de carne, engana bem qualquer pessoa, mesmo as crianças. Usei a Bimby, porque é bastante mas prática para fazer o molho bechamel, sai sempre bem.

LasanhaSoja

Lasanha de Soja (4 pessoas)

-1 cebola
-2 dentes de alho
-100g de cogumelos
-1 tomate
-150g de polpa de tomate
-1 chávena de chá de soja granulada
-1 folha de louro
-30g de azeite
-molho de soja, sal e oregãos q.b.
-placas de lasanha pré-cozinhadas
-sumo de limão

Bechamel:
-500g de leite de soja (natural, sem aromas nem açúcar)
-90g farinha maizena
-25g azeite
-sal e noz moscada q.b.

  1. Colocar de molho a soja granulada com o triplo da água, sumo de limão, molho de soja e a folha de louro (pelo menos 30 minutos antes).
  2. No copo da Bimby juntar os cogumelos, a cebola e os alhos e picar 10 seg, Vel.3 e 1/2.
  3. Adicionar o azeite, o tomate sem pele e a polpa de tomate e triturar 20 seg, Vel. 7.
  4. De seguida programar 7 min, Temp. 100º, Vel. 2.
  5. Juntar a soja escorrida e a folha de louro. Temperar com mais um pouco de molho de soja, óregãos, sal e programar 8 min, Temp. 100º, Vel. 1 e 1/2. Reservar este preparado.
  6. Sem lavar o copo, colocar todos os ingredientes do bechamel e programar 10 min, Temp. 90º, Vel. 4.
  7. Colocar uma camada de molho bechamel no fundo de um pirex. Cobrir com uma camada de placas de lasanha e a seguir deitar uma camada do preparado de soja. Repetir mais uma vez estas 3 camadas.
  8. Terminar com uma última camada de placas de lasanha, cobrir com bechamel e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 30 minutos.

Nota1: Quem quiser pode polvilhar com queijo ou pão ralado. Outra alternativa é levedura de cerveja, que dá um sabor muito agradável.

Nota2: Eu usei uma polpa de tomate muito vermelhinha, de sabor bastante forte (não sei a marca mas era só tomate e sal), e acho que o prato ficou bom por causa disso.

  • L

    Eu não devo ingerir soja (tenho intolerância), por isso, se quiser fazer com Seitan, o que devo alterar e quais as quantidades recomendadas?
    Em alternativa aos cogumelos (ou a acrescer aos cogumelos), sugiro cenoura, fica muito saboroso, também.

    • Maria

      Se fizeres com seitan usa 500g e tritura na Bimby logo no início (alguns segundos na Vel. 8). Depois reserva e junta na mesma altura em que juntei a soja. Para ficar com um sabor mais apurado podes colocar previamente o seitan a marinar durante umas horas com sumo de limão, alho em pó, óregãos ou outros temperos a gosto.

      • L

        Olá, vou experimentar e depois digo-te o resultado. Entretanto, devo manter o molho de soja ou deve usar-se só com a soja?

        • Maria

          Podes manter o molho de soja, fica ótimo com o seitan. Eu uso o molho de soja em quase tudo. 🙂 Depois diz-me o resultado.