Hoje é a vez do Millet…

O millet é mais um alimento fantástico que experimentei recentemente. Também conhecido como milho miúdo ou milho paínço, este cereal é dos alimentos mais antigos de que se tem conhecimento. Tem a extraordinária vantagem de ser o único cereal alcalino. O millet é um alimento altamente nutritivo, suave, contém muita fibra e é também de fácil digestão. É constituído por 15% de proteína, vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais, lecitina, alguma vitamina E e tem elevados valores de minerais como ferro, magnésio, fósforo e potássio. Tal como a aveia, o amaranto e a quinoa, o millet é um cereal com baixa concentração de gordura (apenas 3% em 100g), essencialmente ácidos gordos insaturados.

Millet2

O consumo de millet é especialmente indicado nas seguintes situações:

– Problemas de pele, unhas e esmalte dos dentes
– Problemas cardíacos pelo seu teor em magnésio
– Nas anemias e gravidez pelo seu teor em ferro
– Regenera e fortalece o sistema nervoso
– É um cereal de grande importância para celíacos pois não tem glúten
– Utilizado no tratamento de problemas de digestão, náuseas e problemas de sono.

O millet pode ser usado em papas, bolos, em diversos pratos e sobremesas. Eu costumo usar como acompanhamento, como alternativa ao arroz.

Aqui fica a minha sugestão para cozinhar o millet: 3 chávenas de água para 1 chávena de millet. Adicionar o cereal depois da água levantar fervura e cozer durante 20 minutos ou até a água ser toda absorvida. Desligar o lume e tapar por alguns minutos. Para o millet não ficar espapaçado, o que é fácil acontecer, a dica que dou é, antes da cozedura, tostar ligeiramente os grãos numa frigideira anti-aderente, sem gordura, durante cerca de 3 minutos, mexendo frequentemente. Para reduzir o tempo de cozedura também se pode demolhar o millet. Para um sabor mais apurado o millet pode ser cozinhado em caldo de legumes.

Millet3

Gosto mesmo muito do sabor do millet e sinto-me bem quando o como. Até a minha filha que anda muito esquisita com a comida gosta muito, não sei porquê mas diz que são “Pipocas”. 🙂

Bom Carnaval!

  • L

    Olá, que boa sugestão. Vou experimentar 🙂
    Onde compro Millet? Alguma marca ou género recomendado?

    • Maria

      Costumo comprar no Celeiro o millet bio da Provida. Mas também encontras millet nas áreas de produtos naturais dos supermercados. Bjs.

  • L

    Já fiz!! 🙂 É óptimo!!!! As minhas filhas, sem eu lhes dizer nada do comentário da tua disseram: São pipocas 🙂 Todos adoraram e fiz a receita, tal como faço com o arroz (alerta: realmente, tem de se tirar do lume assim que terminar o tempo, senão pega rápido à panela…): Refoguei 3 chávenas de café de millet num fio de azeite com alho picado e meio caldo de galinha (não juntei cebola porque tenho intolerância). Depois de ligeiramente frito, juntei exactamente o dobro de água fervida e deixei cozinha durante o tempo indicado no pacote de millet (como coloquei água fervida ainda muito quente, devia ter reduzido 2 ou 3 minutos para não pegar à panela).

    • Maria

      O millet é mesmo bom! Pelos vistos as crianças gostam porque lhes sabe a pipocas. 🙂

  • Fernanda Cordeiro

    É pena não haver embalagens maiores.

    • Maria

      Bom dia Fernanda, pode sempre comprar millet a granel, já se encontra em muitos locais. 🙂

  • Maria

    Bom dia Fernanda, há lojas de venda a granel que poderão fazer entregas na sua zona, é questão de perguntar. Talvez compense se comprar vários produtos de uma vez.
    Deixo-lhe um exemplo: http://loja.amorbio.pt/pt/catalogo/mercearia/granel/ Beijinho.

    2017-06-23 16:27 GMT+01:00 Disqus :

    • Fernanda Cordeiro

      Obrigada, Maria! Já tinha andado a pesquisar mas não tinha encontrado. Vou já perguntar. Beijinho