E que tal um Paté de Tofu?

Usar o tofu para fazer paté foi uma maravilhosa descoberta. Muito saudável, rico em proteína e pobre em gordura, este paté é muito versátil pois tanto serve para barrar no pão ou tostas como para servir de molho, num prato de massa, por exemplo. E podemos adicionar ingredientes diferentes e ir variando os sabores. Desta vez fiz com cenoura ralada mas as variações são imensas. Com ervas aromáticas, com courgette ralada, com uma pitada de caril, com mostarda, podemos misturar os mais diversos temperos. Experimentem com os ingredientes que mais gostarem.

Processed with VSCOcam

Paté de Tofu e Cenoura

-125g de Tofu (meia embalagem pequena)
-1 cenoura pequena ralada
-1 colher sopa molho de soja
-sal, salsa seca e alho em pó qb

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar durante alguns segundos. E está pronto!

NOTA1: Se quisermos uma mistura menos espessa para servir de molho juntar sumo de limão.

NOTA2: Também se pode adicionar uma colher de sopa de azeite.

NOTA3: Eu faço sempre pequenas quantidades de cada vez porque o paté dura pouco tempo no frigorífico (2 dias máximo).

  • L

    Como é o tofu que usas? Há alguma recomendação/sugestão em relação a qualidades, marcas, formas?

    • Maria

      Eu uso o tofu comum, compro no Celeiro (zona de produtos refrigerados). Há embalagens pequenas (250g) e grandes (500g). Já experimentei todas as marcas que lá vendem e não noto diferença, por isso vou variando. Para sobremesas compro o tofu simples, para pratos ou neste caso para o paté tanto pode ser utilizada a versão simples como as versões com algas ou abóbora, também fica bom.

  • Teresa Dias

    Esta receita do paté deve ser boa e como adoro patés e costumo fazer vou experimentar, mas em vez de pôr salsa seca e alho em pó, vou fazer com ingredientes frescos. Obg filhota pela dica

    • Maria

      Sim, ainda fica melhor com ingredientes frescos, alho e salsa bem picadinhos. Eu é que não tinha em casa na altura e fiz com o que havia. Beijinhos!

  • L

    Experimentei no fim-de-semana… Que maravilha! Não acrescentei sal (´não achei necessário) e usei salsa fresca e mistura de ervas – alho em pó com salsa.

    • Maria

      Eu adoro este paté! Podemos fazer mil e uma variantes e fica sempre muito bom. Com ingredientes frescos fica ainda melhor.