Douradinhos de Tofu

Mais uma recordação de infância de muita gente, os douradinhos… Lembro-me de os comer com arroz de ervilhas ou de tomate, tão bom!  Ainda hoje acho que não há criança que reclame quando a refeição é douradinhos, mesmo aquelas que torcem o nariz ao peixe.

Claro que agora sei que os douradinhos não são a coisa mais saudável do mundo, mesmo sendo feitos no forno, já que são pré-fritos e têm bastante gordura. Por isso decidi recriar a receita e tentar uma versão igualmente saborosa mas melhor para a nossa saúde. E porque não trocar o peixe pelo tofu?

Ora o que vos posso dizer é que adorei o resultado. Até os meus filhotes, que não morrem de amores por tofu, gostaram e repetiram. A chave do sucesso é temperar bem para o tofu ganhar sabor. E depois a cobertura crocante faz o remate final. Delicioso!

Processed with VSCO

Como sobrou um pouco de polme e cobertura (e aqui em casa não se desperdiça mesmo nada), ainda fiz 2 pãezinhos de alho que ficaram MARAVILHOSOS!

Sucesso a dobrar! 🙂

Processed with VSCO

Douradinhos de Tofu (7 unidades)

– 250 g de tofu com algas
– Sumo de 1/2 limão grande
– Cardamomo, cominhos e alho em pó a gosto
– Pitada de sal

Para a cobertura crocante
– 1 chávenas de flocos de quinoa
– 2 colheres de sopa de sementes de cânhamo
– 2 dentes de alho
– Pitada de sal
– Manjerição seco a gosto

Para o polme
– 100 g de farinha de arroz integral
– Leite vegetal qb

1. Algumas horas antes de preparar a receita cortar o tofu em fatias (cerca de 1 dedo e meio de espessura), temperar com sal, cardamomo, cominhos, alho em pó e sumo de limão e deixar a marinar nesta mistura.
2. Para a cobertura crocante, triturar os flocos de quinoa com os dentes de alho e o sal, usando um processador de alimentos. Juntar as sementes de cânhamo e o manjericão e mexer.
3. Para o polme, colocar a farinha numa taça pequena e ir acrescentando o leite vegetal, mexendo bem, até a mistura ter a consistência de uma massa espessa.
4. Envolver as fatias de tofu no polme e de seguida na cobertura crocante.
5. Colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos, virando a meio do processo (para a crosta ficar mais douradinha podem alterar a função do forno para tostar durante alguns minutos no final).

Processed with VSCO

Processed with VSCO

NOTA: Podem usar exatamente a mesma receita com barrinhas de pescada congeladas para um resultado mais fiel ao original. Fica bom na mesma.

Inspiração daqui.

Pãezinhos de Alho (2 unidades)

1. Juntar o polme e a cobertura crocante que sobra da preparação anterior e misturar bem.
2. Formar bolas de massa com as mãos e colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal.
3. Levar ao forno, depois de retirar os douradinhos, durante cerca de 25 minutos ou até ficarem tostados.

  • Adorei, ficaram uns douradinhos muito perfeitos e muito apetitosos! Aposto que é a melhor maneira de colocar toda a gente a comer tofu 😀

    • Maria

      🙂 É mesmo! 🙂