Croquetes de Grão, Brócolos e Amêndoa

Muitas vezes fico sem ideias para as refeições dos miúdos. Entre almoços e jantares, são muitos pratos, sobretudo porque eles levam almoço para a escola. E eu gosto de diversificar e não lhes dar sempre a mesma coisa, acho que uma alimentação equilibrada deve ser variada, com um bocadinho de tudo. E eles também ganham com isso pois vão-se habituando a vários sabores, a diferentes texturas, e poderão fazer melhores escolhas alimentares quando foram adultos. Claro que todas as crianças são diferentes, há umas com “melhor boca”, o que é o caso do meu filho que desde pequeno sempre comeu muito bem. Já a minha filha é mais seletiva (esquisita) e nem tudo lhe agrada, sobretudo se tiver muito verde. Por isso tenho de ser bastante criativa…

Felizmente os croquetes são sempre uma aposta vencedora. Com verde ou sem verde são sempre bem aceites e são muito práticos para levar nas marmitas. Para além disso, são fáceis de fazer, o que aqui a mãe agradece.

Ora num destes dias de indecisão quanto ao cardápio vi esta receita e fiquei inspirada. Adicionei-lhe o grão (que tinha cozido no frigorífico) e o resultado foi para lá de bom. Saíram uns croquetes super saborosos, crocantes por fora e suaves por dentro. E claro, não podiam ser mais saudáveis, já que são feitos no forno. Ricos em proteína, este croquetes são uma boa opção para variar da carne e do peixe. E podem ser consumidos por pessoas que sigam uma dieta sem glúten.

Só vantagens, portanto… 🙂 Querem experimentar?

Croquetes de Grão, Brócolos e Amêndoa (16 unidades)

– 2 cenouras pequenas
– 1 ramo de brócolos de tamanho médio
– 1/2 cháv. de amêndoas moída + q.b. para panar
– 2 cháv. de grão cozido
– 2 colh. de sopa de linhaça moída
– 1/2 cebola pequena, picada
– 6 colh. de sopa de farinha de aveia
– 1 colh. de café de alho em pó
– sal, coentros picados, cominhos e noz moscada a gosto

1 . Cozer as cenouras e os brócolos, de preferência a vapor. Deixar arrefecer.
2. Num processador de alimentos triturar o grão, as cenouras e os brócolos até formar uma pasta com consistência a gosto (eu gosto se sentir alguns bocados maiores).
3. Colocar esta mistura numa taça e juntar os restantes ingredientes. Misturar bem e retificar os temperos. A massa deve ficar húmida mas fácil de moldar (sem se pegar às mãos). Se necessário juntar mais farinha.
4. Retirar bocados de massa e fazer bolinhas com as mãos, moldando em seguida em formato de croquete.
5. Passar os croquetes pela amêndoa moída e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
6. Levar ao forno a 200º cerca de 15 minutos, rodando a meio do tempo para os croquetes ficarem dourados de forma uniforme.

  • Todas as crianças gostam de salgadinhos deste género 🙂 Nunca experimentei fazer croquetes com grão-de-bico, mas a textura desses agradou-me tanto!

    • Maria

      São tão bons, tens de experimentar! Aqui por casa andamos viciados nestes croquetes… 🙂

  • Adoro esta receita da Gabriela e com o grão deve ficar maravilhoso também! 🙂

    • Maria

      Ia seguir a receita mascomo tinha grão no frigorífico para acabar resolvi juntar e ficou ótimo! Obrigada pela partilha! 🙂