Creme Aveludado de Nabiças e Cebolinho

A princesa da casa anda numa fase em que comer sopa é um castigo… Se fosse só a sopa menos mal, mas não come nenhum legume, nem cru nem cozinhado. E eu sei que estes alimentos são importantes para ela. Para que a refeição seja um momento agradável para todos, sem discussões, vou tentando calmamente que ela coma, no meio de mil histórias engraçadas e distrações (quem nos vir à mesa no momento da sopa deve pensar que somos uma família de doidos, palmas, assobios, cantorias, vale tudo). Se a sopa for realmente saborosa, a coisa é bem mais fácil, já vi que a minha pequena tem um paladar muito “gourmet”… 🙂 Por essa razão tenho-me esforçado por melhorar as minhas sopinhas e acho que tenho tido êxito. Este creme de nabiças e cebolinho é um exemplo disso. É uma sopa super saborosa, saudável e que a J. come sem reclamar.

Sabiam que o cebolinho é um alimento fantástico? Possui enzimas antioxidantes que contribuem para aumentar a defesa imunológica do organismo e diminuir o risco de desenvolvermos doenças e infecções. A  erva do cebolinho é ainda fonte natural de flavonóides, carotenóides e clorofilas. Para usufruirmos destes benefícios do cebolinho este deve ser consumido cru, em saladas, em pratos ou sopas (sempre colocado no fim para não cozinhar). Como tenho cebolinho no meu quintal, quando preciso é só ir lá fora e cortar um pouquinho.

CremeNabiças

Creme Aveludado de Nabiças e Cebolinho (Bimby)

– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 2 curgetes grandes
– 500g de abóbora
– 1 chuchu
– 1 punhado de nabiças
– cebolinho fresco
– 1 colh. de chá de sal

  1. Colocar no copo da Bimby a cebola e o alho cortados em pedaços, a abóbora, o chuchu e as curgetes (bem lavadas com casca). Encher com água até 2 dedos abaixo dos legumes e temperar com sal.
  2. Na Varoma colocar as folhas de nabiça bem lavadas.
  3. Deixar cozinhar 25 min, Tem. Varoma, vel. 1.
  4. Terminando o tempo deitar o cebolinho cortado pequenino, juntar as nabiças e triturar tudo muito bem 1 min, vel. 7-8-7.
  5. Polvilhar com uma mistura de germinados.
  • L

    Curioso, não conhecia os benefícios do cebolinho, nem tão pouco que deveria ser consumido cru.
    Porque é que cozinhaste as nabiças na varoma e não as colocaste diretamente no caldo?

    • Maria

      As nabiças podem ser adicionadas no copo mas eu normalmente tento fazer o máximo de quantidade possível e o copo já estava cheia até cima.
      Por isso usei a varoma… 🙂