Broas Rústicas para o Natal

Estava em falta com uma receita de Natal… Eu adoro broas castelares, está no top dos meus doces de Natal preferidos. Lembro-me sempre das broas do Califa (quem mora na zona de Benfica, em Lisboa, de certeza que me entende), que estavam sempre presentes nos Natais quando eu era pequena. Tão boas…

Como gosto de inventar nas minhas receitas, decidi criar umas broas mais rústicas (e mais saudáveis, claro!). Vegan, sem açúcar e com pouca gordura, estas broas ficaram PERFEITAS! Não perdem mesmo nada face às originais… A conjugação dos sabores da batata-doce, da amândoa com a erva doce e a canela resultou mesmo bem. E o cheirinho que deixaram pela casa?

Processed with VSCOcam

Processed with VSCOcam

Processed with VSCOcam

(UPS!!! Esta já foi “roubada” pela minha pequenita 🙂 )

Broas Rústicas (18 unidades)

-250g de batata-doce (já cozida ou assada)
-40 g de amândoas, raladas
-60g de tâmaras sem caroço, demolhadas (cerca de 7 tâmaras)
-2 colh. de sopa de óleo de coco
-2 colh. de sopa de geleia de arroz
-140g de farinha de aveia
-1 colh. de chá de canela
-2 colh. de chá de erva doce

Triturar as amêndoas num processador de alimentos (Bimby, 5 seg, Vel. 9). Juntar a batata doce, as tâmaras, o óleo de coco e reduzir a puré (Bimby, 30 seg, Vel. 5/6). Juntar a geleia de arroz, a farinha de aveia, a canela e a erva doce e misturar bem (Bimby, 30 seg, Vel. 4). Verificar se a massa está consistente, se ainda pegar muito juntar mais um pouco de farinha de aveia e envolver mais um pouco. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e deitar neste colheradas de massa, dando-lhes uma forma ligeiramente cilíndrica (não alisar muito para ficarem com o aspeto “rústico”). Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 25 min. ou até as broas estarem tostadinhas.