Bolo de Beterraba (Sem Glúten)

Achei que este bolo vermelho combinava bem com o dia dos namorados que se comemora hoje. Não dou particular atenção a esta data… Acho que o dia dos namorados, dos amigos, das pessoas de quem gostamos, deve ser comemorado com pequenos gestos, todos os dias.

Claro que a cor deste bolo só podia vir da beterraba… Sorte a minha que adoro beterraba porque é um alimento fantástico para a saúde, tal como já disse aqui. Uso imenso em sumos, saladas e patés. Ultimamente ando a aventurar-me a usar beterraba para outros fins, como estas bolachas e o bolo de hoje. O sabor é diferente do habitual mas fica muito agradável. É um bolo vegan, sem glúten, ovos ou açúcares refinados. Os meus miúdos gostaram bastante (não disse que era de beterraba e acho que pensaram que era de morango!  🙂 )

Processed with VSCOcam

Processed with VSCOcam

Bolo de Beterraba Sem Glúten

– 2 beterrabas sem casca
– 1/2 cháv. de azeite
– 2 colh. de sopa de óleo de coco
– 2 colh. de sopa de linhaça moída, hidratada em 4 colh. de sopa de água
– 1 + 1/2 cháv. de farinha de arroz integral
– 1 cháv. de amido de milho
– 4 colh. de sopa de geleia de arroz
– 1/2 cháv. de passas demolhadas
– raspas de 1 limão pequeno
– 2 colh. de sopa de fermento em pó
– 1 colh. de chá de canela

1. Deitar a beterraba cortada aos bocados, a linhaça hidratada, as passas, o azeite e o óleo de coco num liquidificador ou processador de alimentos. Bater por alguns segundos (Bimby 30 seg, vel 8).
2. Juntar os restantes ingredientes e misturar bem (Bimby 1 min, vel 4).
3. Deitar a mistura numa forma (untar de não for de silicone) e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 45 min.
4. Desenformar e deixar arrefecer numa rede.

  • Ana Neto

    Olá , gostava de fazer este bolo, posso substituir a geleia de arroz?

    • Maria

      Olá Ana, sim a geleia de arroz pode ser substituída por mel ou outro adoçante a gosto (para um bolo mais doce, aumentar as quantidades).
      Bjs.