Bolo de Abóbora e Coco

Não podia deixar passar o Halloween sem uma receita apropriada para a ocasião, com abóbora, claro! Estamos na época da abóbora e por isso tenho-a usado bastante em sopas, assados, doces e hoje experimentei fazer este bolo que me pareceu delicioso. E não me enganei… Com uma textura meio húmida por dentro, este bolo é muito saboroso e não leva açúcares refinados. É perfeito para o lanche, com uma chá a acompanhar, mas também serviu muito bem para levar para a nossa a festa de Halloween, bastando colocar estas decorações engraçadas. Fiz também um bolinho pequenino porque estava ansiosa para provar e não queria cortar o bolo antes da festa. 🙂

Processed with VSCOcam

Processed with VSCOcam

Já agora deixo-vos algumas informações sobre a abóbora e os seus benefícios para a saúde. A abóbora é composta por hidratos de carbono, proteína, minerais como cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas (A, B, C, E e K). É rica em água, fibras e pobre em gordura e calorias. Devido ao seu alto teor em antioxidantes, a abóbora colabora na prevenção de doenças cardiovasculares, certos tipos de cancro e problemas na visão. A abóbora tem baixo índice glicémico e por é útil para pessoas que sofrem de diabetes.

As sementes de abóbora são também um alimento excelente, ricas em fibra, zinco e gorduras insaturadas. Podem ser compradas (atenção ao sal) mas também podem ser torradas em casa, é só lavar bem as sementes, secar com um pano ou papel absorvente e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos (mexer de vez em quando para que fiquem torradas uniformemente).

Processed with VSCOcam

Espero que gostem do bolo e feliz Halloween!

Bolo de Abóbora e Coco

-1 cháv. de farinha de trigo integral
-1 cháv. de farinha de espelta
-150 ml de mel
-1/3 cháv. de óleo de coco
-1/3 cháv. de coco ralado
-1 colh. de chá de canela
-2 chav. de puré de abóbora (cozi 1 kg de abóbora e ainda sobrou bastante)
-1 colh. sopa de linhaça moída + 3 colh. de sopa de água
-1 colh. de chá de bicarbonato de sódio
-1 colh. de sopa de fermento em pó (rasa)

  1. Cozer a abóbora e triturar na liquidificadora ou Bimby com um pouquinho de água até ficar um puré. Deixar arrefecer.
  2. Numa tacinha pequena misturar a linhaça com a água e deixar alguns minutos até formar uma espécie de gel.
  3. Misturar todos os ingredientes excepto a abóbora, o fermento e o bicarbonato de sódio, envolvendo bem. Acrescentar o puré de abóbora e misturar mais um pouco.No fim juntar o fermento e o bicarbonato e mexer novamente.
  4. Deitar o preparado numa forma com buraco untada com óleo de coco e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 min (verificar com um palito antes de tirar o bolo do forno).

NOTA: O bolo cresce bastante no forno mas depois de sair baixa um pouquinho.

Inspiração deste blog que adoro Green Food.