Bolinhos de Coco

“Food is memories”, ouvi há dias num filme que dava na televisão. Não podia concordar mais. A comida junta as pessoas, cria laços, traz-nos boas recordações. Tantas vezes temos boas recordações de infância quando pensamos naquele alimento que adorávamos e comíamos com as pessoas que nos eram mais queridas. Essa informação fica guardada em nós para sempre…

Por isso, quando vi esta receita maravilhosa, tive logo um acesso de saudades da minha infância e da minha bisavó que me ia comprar coquinhos à pastelaria. Adorava (e adoro) estes bolinhos, não fosse eu adorar tudo o que tenha coco (sorte a minha que o coco é um alimento tão bom!). Claro que os coquinhos que eu comia na altura estavam carregados de açúcar mas nada como experimentar esta versão saudável. Sem açúcar, sem glúten, sem farinhas refinadas, sem leite, sem gorduras.

Pois o que vos posso dizer é que adorei! Primeiro porque o sabor está todo lá (e as recordações apareceram). Depois porque são mesmo fáceis de fazer. Eu usei ainda mais ingredientes que a receita original, porque tinha amêndoa ralada a precisar de ser aproveitada, mas ainda assim em 2 passos e com apenas 5 ingredientes fazem uns bolinhos que não metem medo a ninguém (nem aos menos datados nas lides da doçaria).

Ah! E ficaram mesmo bonitos… Porque os olhos também comem, certo?

Processed with VSCO

 

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Bolinhos de Coco (6 unidades)

– 60g de coco ralado
– 1 ovo (usei biológico)
– 2 colh. de sopa de farinha de amêndoa (ou amêndoa ralada)
– 2 colh. de sopa de geleia de arroz (ou mel)
– 1/4 cháv. de leite vegetal (usei de aveia)

1. Juntar todos os ingredientes num taça e misturar bem.
2. Colocar a mistura em formas pequenas e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos ou até os bolinhos ficarem com aspeto douradinho.

  • Estava a ler o post e não esperava mesmo ver o link para a minha receita! Fiquei tão contente por a experimentares e por ficares fã 😀
    Os teus ainda ficaram mais lindos, com essas bordas tostadinhas 🙂

    • Maria

      As tuas receitas são uma inspiração para mim… 🙂 E estes coquinhos são uma maravilha!