Bolachas de Amêndoa e Coco

Eu era uma espécie de monstrinha das bolachas em criança… Adorava bolachas!!! Lembro-me de ter para aí uns 8 ou 9 anos e ir, em visita de estudo com a escola, à fábrica de bolachas da Nacional.  Vim de lá com um saco cheio de pacotes de bolachas, 1 de cada tipo que eles tinham na altura. E feliz da vida… Tão feliz que nunca mais me esqueci desse dia. 🙂

Ora a realidade mudou um pouco. Continuo a gostar (muito!) de bolachas mas tenho agora consciência dos erros cometidos na alimentação das crianças há uns anos atrás. As bolachas industriais não são de todo um alimento que eu deseje incluir na alimentação dos meus filhos numa base diária, não só pela quantidade de açúcar e aditivos que contêm mas também pela ausência de ingredientes que alimentem de verdade. Assim sendo, e tendo em casa dois pequenos monstros das bolachas (quem sai aos seus…), tenho que me safar de outra forma e fazer regularmente bolachinhas caseiras. Como normalmente o tempo é apertado, costumo inventar receitas rápidas, com poucos ingredientes, em que não precise de esticar com o rolo da massa. Estas bolachinhas foram a minha última invenção e saíram tão boas que foram devoradas num abrir e fechar de olhos. Até o M. que não é o maior apreciador de coco se rendeu ao seu sabor. E são mesmo fáceis de fazer: triturar, mexer, fazer bolinhas, achatar e já está! O forno termina o trabalho enquanto um cheirinho maravilhoso nos enche a casa de conforto.

Eu sei que estamos no verão mas bolachinhas destas são sempre bem-vindas, não é verdade? Experimentem!

Bolachas de Amêndoa e Coco (14 unidades)

– 1 chav. de flocos de aveia
– 1/2 cháv. de coco ralado
– 1/4 chav. de amêndoa moída
– 70 g de pasta de tâmaras (ou tâmaras sem caroço)
– 2 colh. de chá de óleo de coco derretido
– leite vegetal qb

1. Colocar a pasta de tâmaras de molho em leite (até cobrir as tâmaras) durante pelo menos 30 minutos.
2. Passado esse tempo triturar com a varinha mágica até ficar um creme moderadamente espesso (se necessário juntar mais leite).
3. Numa taça juntar a aveia, o coco e a amêndoa e misturar.
4. Adicionar o creme de tâmaras e o óleo de coco e mexer (a massa deve ligar sem estar demasiado pastosa, se necessário juntar mais leite).
5. Fazer bolinhas de massa com as mãos, achatá-las e colocá-las num tabuleiro coberto com papel vegetal.
6. Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos ou até estarem douradas.


7. Deixar arrefecer numa grelha e guardar num recipiente de vidro fechado.

NOTA: Estas bolachas não ficam crocantes. Mas ficam mais estaladiças se estiverem mais finas.