Arroz Doce Vegan – Christmas Veggie Challenge

O Arroz Doce é uma das minhas sobremesas preferidas de Natal e por isso esta foi a minha escolha vegan para participar no desafio Christmas Veggie Challenge, de que falei aqui. O meu objetivo foi conseguir uma versão de Arroz Doce sem qualquer produto de origem animal e mais saudável que o tradicional. Assim, substituí o arroz branco por arroz integral (mais fibra e nutrientes), usei geleia de arroz para adoçar (nada de açúcares refinados) e para conseguir aquela corzinha amarela optei por usar açafrão. E como a tradição já não é o que era, nada como inovar mais um bocadinho e substituir a canela por baunilha. O resultado? Aprovadíssimo! Saiu um Arroz Doce cremoso e muito aromático. Vou até confidenciar uma coisa, foi uma sobremesa de Natal feita por mim e para mim, uma espécie de prenda pessoal que foi saboreada bem devagarinho, apreciando cada colherada…

O engraçado do Arroz Doce na sua versão saudável é que tanto pode ser comido à sobremesa como pode ser um magnífico pequeno-almoço. Sim, é verdade! Se sobrar algum basta acrescentar um bocadinho mais de leite, mexer e aquecer, e colocar alguns toppings como sementes, fruta fresca ou manteiga de amêndoa. Posso dizer-vos que fica divinal, é uma espécie de papa de arroz (uma boa alternativa às papas de aveia). Não acreditam? Nada como experimentar…

Arroz Doce Vegan (5/6 tacinhas)

– 250 ml de água
– 100g de arroz integral
– 500ml de leite de aveia (ou outro a gosto)
– 4 colh. de sopa de geleia de arroz
– 1 casca de limão
– 1 colh. de café de açafrão em pó
– 1 colh. de café de baunilha crua em pó + uma pitada para polvilhar

1. Deixar o arroz a demolhar entre 8 a 12h e após este processo lavá-lo bem.
2. Levar ao lume um tacho com a água e deixar ferver. Juntar o arroz e a casca de limão e deixar cozinhar em lume brando até ficar quase sem água e o arroz estar cozido (cerca de 25 minutos).
4. Amornar o leite e juntar ao arroz, juntamente com a geleia, a baunilha e o açafrão, misturando bem. Deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando até o arroz ficar cremoso.
5. Colocar em tacinhas e polvilhar com baunilha em pó.

  • Adooro arroz doce! Tenho a certeza que iria adorar esta versão vegan, nhami.
    beijinhos

    • Maria

      Fica muito bom… Ainda por cima é saudável! 🙂
      Beijinhos!

  • Uau, ficou tão cremoso! Vegan nunca fiz, mas tenho mesmo de experimentar 🙂

    • Maria

      Ficou muito bom, experimenta! E bom ano! 🙂

  • Que aspeto delicioso…
    Tenho de experimentar!

    • Maria

      É ótimo! Experimenta… 🙂