Aproveitar Agosto para Parar…

O Agosto para mim é um mês de balanços, de paragem, de recomeço… É o fim de uma etapa e o início de uma nova. Que se espera sempre melhor…

Apesar de raramente ter férias em Agosto, aproveito a cidade mais vazia e em modo relax para fazer as coisas com mais calma e ter tempo para parar, pensar no ano que passou, no que poderia ter feito e não fiz, planeio o que gostaria de fazer nos próximos tempos. Faço mudanças em casa, arrumo coisas, deito fora o lixo que se acumula, dou coisas que já não uso.

Sunshine
(Foto tirada em Cascais, num momento de paragem em Agosto do ano passado)

Vivemos numa era frenética, a correr contra o tempo, com mil e um afazeres. Luto contra isso, mas nem sempre consigo… É difícil remar contra a maré. Por essa razão é importante aproveitar este mês para desligar um pouquinho e refletir.

Deixo-vos algumas sugestões do que podem fazer durante este período, quer seja ele de férias ou não:

1 – Reservem algum tempo para estarem sozinhos, em silêncio
Estarmos em silêncio, sem pensar em nada, nem que sejam 5 minutos, faz-nos aquietar a mente, olhar para dentro e sentir paz interior, tão importante nos dias que correm.

2 – Façam passeios a pé
Andem com calma, vejam as coisas em vez só de olhar, tirem fotos de coisas bonitas.

3- Escrevam as vossos planos
Num caderninho escrevam o que gostariam de fazer, os planos que têm, os desafios a que se propôem, o que gostariam de mudar na vossa vida. É mais fácil alcançarmos as coisas que queremos se as tivermos escrito. Mas não se esqueçam, o mais importante é o caminho, não a meta…

4 – Respirem fundo e bem
Nestes momentos mais calmos é mais fácil termos atenção à nossa respiração. Normalmente não respiramos bem, a nossa respiração é superficial, apenas feita pela parte superior. Uma respiração completa faz-se entre o abdómen e a parte mais alta do tórax (inspiração dilatando primeiro o abdómen, abrindo depois as costelas e por último elevando o tórax, expiração contraindo no sentido inverso). Respirar corretamente vai trazer mais oxigénio ao nosso corpo e consequentemente mais energia e concentração.

Espero que estas sugestões vos sejam úteis de alguma forma.

Tenham um fim de semana muito feliz!