Barritas de Cenoura e Maçã

O desejo de doces ao fim da tarde ou depois do jantar é um sentimento muito comum… O trabalho, as tarefas obrigatórias da casa e dos filhos, a rotina diária, fazem com que o cérebro nos peça um bocadinho de conforto ao final do dia. E a maneira mais rápida que encontramos para conseguir esse conforto é através dos doces. Isto porque o consumo de açúcar ativa o sistema de recompensas no nosso cérebro devido à libertação de dopamina, uma hormona neurotransmissora que nos maximiza a sensação de prazer e bem-estar (tal como acontece com as drogas como a heroína, por exemplo). E quanto mais açúcar se consome, maior o desejo de se continuar a consumir, sendo muito fácil de se tornar num vício. Um vício que nos traz muitos  malefícios à nossa saúde, podem ver aqui. Falo por experiência própria, em tempos não conseguia acabar o jantar sem uma coisa doce (sempre foi o meu único vício). Desde que comecei a reduzir/eliminar o açúcar noto que essa vontade diminuiu bastante. Não vou dizer que não gosto de um doce de vez em quando, mas sinto que já consigo estar bem se não o comer (já nem mesmo penso nisso).

O meu conselho para quem sofra deste problema é, numa primeira fase, tentar substituir os doces com açúcar por alternativas saudáveis também com sabor doce. Soluções à base de fruta, cenoura, batata-doce, tâmaras, figos secos ou mesmo alguns adoçantes como geleia de arroz. Acreditem, há alternativas que nos fazem sentir ainda mais felizes do que com o açúcar. Porque para além de serem deliciosas, deixam-nos livres de culpa e invadem o nosso corpo de boas energias.

Estas barritas são um bom exemplo… Docinhas, suaves, fáceis de fazer… Sabem bem a qualquer altura do dia. Experimentem!

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Barritas de Cenoura e Maçã (4 unidades)

– 2 cenouras pequenas
– 1 maçã
– 3 colh. de sopa de farinha de arroz
– 4 colh. de sopa de flocos de aveia (usei sem glúten)
– 1 colh. de sopa de óleo de coco derretido
– 1 punhado de bagas goji (podem substituir por passas, tâmaras ou figos secos)

1. Descascar as cenouras e a maçã e ralar com um ralador (ou triturar grosseiramente num processador de alimentos).
2. Deitar numa taça, juntar os restantes ingredientes e envolver bem.
3. Colocar esta mistura num tabuleiro ou recipiente de forno coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 min.
4. Cortar em barritas e guardar num recipiente fechado, de preferência no frigorífico.

  • O açúcar realmente torna-se num vício, quanto mais as pessoas consomem mais se sentem impulsionadas a consumir. Felizmente há cada vez mais alertas para o mal à saúde que este faz…
    Barrinhas como essas são ótimas para saciar a fome e/ou a vontade de doces. E são muito práticas, cabem em qualquer mala ou mochila! 🙂

    • Maria

      Sim, e na verdade quando experimentamos outras coisas vemos que conseguimos viver muito bem sem açúcar. As barritas são mesmo uma opção muito prática e saborosa.